quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

3642 - Visita aos parentes de Porto Alegre




Egon Schaeffer, com a prima Silly, o irmão e a mãe, no Parque Farroupilha









As duas fotos foram feitas no mesmo dia. A prima Silly Borgmann e Wilma Schaeffer estão com o mesmo vestido e Egon com o mesmo corte de cabelo.
No ano de 1948, Edmundo Schaeffer já residia em Santo Ângelo, mas fez uma visita aos seus parentes em  Porto Alegre. 
Um cunhado seu, o inventor Leopoldo Borgmann, morava numa grande casa situada na avenida Getúlio Vargas, defronte ao Parque Farroupilha. Edmundo e Wilma chegaram a morar nessa casa por um breve período, no ano de 1941.
Leopoldo era casado com uma das  irmãs de Wilma Walter Schaeffer, a esposa de Edmundo. Wlima só teve irmãs, seis ao todo, e nenhum irmão; e a irmã de Wilma que casou com o inventor Reinaldo Born  chamava-se Ana.
Leopoldo elaborou o projeto de um helicóptero, um avião que voaria verticalmente, e o apresentou na feira estadual que se realizava no parque. Mas não conseguiu concretizar a obra.
Quando visitavam a família Borgmann, Edmundo e família sempre faziam um passeio pelo Parque Farroupilha e aproveitavam para tirar fotos no local.
Na foto número 1, acima, aparecem o jovem. Egon Schaeffer; a alta Silly Anita Borgman; o irmão de Egon, Ronaldo Schaeffer e Wilma Walter Schaeffer. 
Nessa época, com doze anos, Egon já fazia sucesso no interior do estado cantando em shows, festas  e emissoras de rádio com o seu Duo Missioneiro.
Silly casou-se com o médico Álvaro Severo de Miranda, que é nome de avenida em Passo Fundo. E ela mesma tornou-se importante personalidade daquela cidade.
Álvaro Severo de Miranda, quando era estudante de medicina, em Porto Alegre, morou numa pensão ao lado de Silly, na avenida Getúio Vargas. Quando prestou serviço militar recebeu o apelido de Soldado, pois frequentava as aulas fardado.
Formado, casou com Silly e clinicou algum tempo em Sananduva, mudando-se depois para Passo Fundo, onde alcançou grande destaque e é nome de avenida. Os filhos residem lá. Passo Fundo foi o reduto final da familia Borgmann: Ana, Wilma, Leopoldo e Silly faleceram naquela cidade.



Fotos do acervo de Egon Schaeffer

Nenhum comentário:

Postar um comentário