quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

3643 - Egon e Ronaldo embarcados

Egon e Ronaldo visitam um veleiro ancorado no cais do porto de Porto Alegre


Egon Arononi  e Ronaldo Schaeffer na Capital do Estado em 1948. Eles estão num barco atracado no  cais do porto de Porto Alegre. Ao que parece, um barco a vela, assim como os que aparecem mais ao fundo. O objeto cilíndrico que se vê no lado esquerdo da foto não é o chaminé  de um barco  a vapor. É um mastro. Possivelmente barco utilizado para navegar na Lagoa dos Patos, que é bem servida de ventos. No rio Caí, veleiros subiam até Montenegro, mas não até o Caí, onde o rio serpenteia  entre  morros e os ventos não são constantes. Além disso, os veleiros são mais difíceis de dirigir, ainda mais  num rio estreito, como é o Caí na altura de São Sebastião do Caí. Em Montenegro o rio é bem mais largo e as suas margens não são tão fechadas por morros. Temos fotos de veleiros ancorados  no porto de Montenegro. E o nome da Fazenda Paquete se deve a um paquete (veleiro pequeno) que afundou nas suas imediações.
Naquele mesmo final de ano o Duo Farroupilha se apresentou no Cotillon Clube que ficava na rua Salgado Filho, em Porto Alegre.  Selomar o outro componente estava visitando. 
Selomar Rauber, o parceiro de Egon no Duo Farroupiha, abriu um escritórlo de contabilade em Itaqui e sua filha estudou em Porto Alegre.
Selomar chegou a morar na capital e lá faleceu em 1988 e a filha hoje faz parte da diretoria do Colégio Bom Conselho.
É curioso notar que Edmundo Schaeffer, o pai de Egon, não fez fotos da carreira musical de seu filho. O que é estranho, considerando-se que ele fotografava praticamente tudo. Ocorre que ele não via com bons olhos a opção do filho pela vida artística. Edmundo queria que Egon seguisse uma profissão "séria" e de futuro, que não o levasse a viver na noite, em bares e boates.

Fotos do acervo de Egon Schaeffer


Nenhum comentário:

Postar um comentário