sábado, 8 de fevereiro de 2014

3657 - O casamento de Wilma e Edmundo

Wilma Walter e Edmundo Schaeffer casaram em 1931, em Cerro Cadeado



O casamento de Edmundo Schaeffer, conforme costume ainda hoje vigente, foi na terra da noiva. A festa foi realizada no salão de bailes do pai dela, Cristiano Walter, na localidade de Cerro Cadeado (atual cidade de Augusto Pestana), então pertencente ao município de Ijuí. 
Aparecem na foto, começando pela esquerda, de cima para baixo:
Primeira fila: Helmuth Edwin Schaeffer,.., Elizabeth Walter Klever e Ernesto Klever na porta do salão, depois Carlos Klever,....., ....., ....., ....., ..... . 
Segunda fila: ...., ...., Olinda Walter,...., Ida Walter Scherer com o filho nos braços, Ana Borgmann e Leopoldo Borgmann (o inventor), Tereza Walter Klever, Maria Lehmen Walter e Cristiano Walter (pais do noivo),...., Maria Carolina Schubert Schaeffer, Matilde e Armindo Posselt, Paulina Walter Daubermann e Pedro Otmar Daubermann, 
Terceira fila: Elci Klever, ..., Sissi Klever, ...., ...., Wilma Borgmann (menina segurando o véu da noiva), os noivos, a menina Carmen Daubermann e os meninos Otmar e Lauro Daubermann. Esse último é o idoso que recebeu a primeira cadeira de sócio na Arena do Grêmio (ver postagem já publicada nesse blog).  
Como é normal nas fotos antigas, não se vê ninguém sorrindo. O pai do noivo, Leopoldo, não compareceram ao casamento. O motivo foi a contrariedade dele pelo fato do filho, que era luterano, haver se casado na igreja católica. Poucos familiares de Edmundo estiveram presentes à cerimônia, devido também a grande distância entre Costa da Serra e Cerro Cadeado. A viagem, de trem, demorava mais de um dia e, nos últimos 15 quilômetros, de Ijuí a Cerro Cadeado, era feita em charrete ou automóvel alugado.

Foto do acervo de Egon Arnoni Schaeffer

Nenhum comentário:

Postar um comentário