Ponte sobre o arroio Maratá, perto da sua foz, na divisa entre os municípios
de Pareci Novo e Montenegro
A localidade de Porto Maratá, no atual município de Pareci Novo, é vizinha à de Porto Pereira, no município de Montenegro. Entre elas existe o arroio Maratá, que logo adiante desemboca no rio Caí. Naquele local, esse arroio marca a divisa entre os dois municípios.
Existe ali uma velha ponte que era muito utilizada antes da conclusão da estrada asfaltada que liga o Montenegro ao Pareci Novo e, adiante, segue até São Sebastião do Caí.
As duas fotos acima são, ao que parece, da mesma ponte, em duas fases da sua evolução. A primeira teria sido feita em 1922 e deve corresponder à construção da primeira ponte naquele local (antes, provavelmente, já havia um pontilhão). Essa foto é datada de 1922 e deve ter representado um importante avanço, pois quando havia apenas um pontilhão, ele era facilmente coberto pelas águas do rio Caí e do arroio Maratá quando ocorriam enchentes, mesmo as pequenas. Por isso a ponte foi feita bastante alta.
Mesmo assim, quando a enchente era grande, a ponte ficava coberta e a localidade de Pareci Novo ficava sem essa comunicação com Montenegro, que era a sede do município ao qual Pareci pertencia, antes da sua emancipação (em 1992).
As fotos, salvo algum engano, são dessa mesma ponte em duas fases diferentes. A primeira foi inaugurada em 1922 e a segunda seria um melhoramento dela: mais reforçada e mais alta, feita posteriormente.
Foto dos acervos de Egon Schaeffer e Romélio Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário