Vando, quando jovem |
Vando, não tão jovem |
Vanderlei Coelho é um importante personagem caiense. Teve e tem papel importante na história da cidade. É um artista de rara sensibilidade e, também, um agitador cutural e social. Tem o seu lado empresário e muita força de vontade quando luta por um sonho seu.
O Bar & Bar é a sua criação mais conhecida: um bar/danceteria criado literalmente por ele. Funcionava no Calçadão Caiense tendo começado antes do Calçadão existir.
Começou modestamente no bar herdado de seu pai, que era pequeno e conhecido pelo povo como Beco do Trago. Vando assumiu esse nome popular e começou a aprimorar o local. Depois o transformou no Bar & Bar, no qual foram promovidas festas que agitaram a noite caiense na década de 1990, atraindo público de todo o Vale do Caí e regiões vizinhas.
A cidade vivia certa opulência devido aos bons salários pagos pelas fábricas da Azaléia aos seus funcionários e Vando soube aproveitar bem o momento favorável. Ele reformou e ampliou o bar com suas próprias mãos, trabalhando como pedreiro. Ao mesmo tempo contratava várias das melhores bandas de rock do estado, cuidava da copa e de tudo mais.
Com o fechamento das duas fábricas de calçados que a empresa tinha no Caí, em meados da década de 2000, o bar enfrentou dificuldades. A necessidade de dividir a herança com os irmãos fez com que o prédio do Bar & Bar fosse vendido e Vando construiu um novo Bar & Bar na encosta do Morro do Hospital, em meio à cortina verde da encosta, que emoldura a cidade.
Em 1982, logo que surgiu o Fato Novo, Vando se destacou muito pelas charges que publicava no jornal. Mais recentemente passou a desenvolver a técnica da pintura. É, também, excelente fotógrafo.
Fotos extraídas da página de Facebook de Vanderlei (Vando) Coelho
Nenhum comentário:
Postar um comentário