domingo, 16 de fevereiro de 2014

3688 - Revisitando o velho cais




O cais do porto em fotos do artista plástico Vando Coelho











A área do Cais do Porto de São Sebastião do Caí tem potencial  turístico. Não apenas pelo seu bonito aspecto, mas também pela sua importância histórica. Por ali passaram os imigrantes italianos que vieram, no fim do século XIX e início do século XX, para se instalarem na região de Caxias do Sul. Eles vinham em navios transatlânticos até o Rio de Janeiro, em navios costeiros até Porto Alegre e em vapores até o porto caiense. Depois seguiam para Caxias, pela Estrada Visconde de Rio Branco, a pé ou a cavalo.
Esta prevista a criação de uma rota turística na qual os descendentes desses imigrantes poderão visitar os locais percorridos pelos antepassados na dura jornada da Itália até a sua nova pátria.
Para quem foi garoto no Caí, como Vando Coelho, o velho cais era um local de recreação. No verão o velho cais e a Prainha (ao lado do cais, rio abaixo) eram  os principais locais utilizados pela população para um refrescante banho de rio. 
Hoje, o elevado índice de poluição do rio, devida ao esgoto da cidade, que é despejado no Caí sem tratamento, não recomenda o banho nessas águas. Mas nem todos respeitam.

Fotos extraídas da página de facebook de Vanderlei Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário