sexta-feira, 18 de abril de 2014

3913 - Montenegro pela década de 1940

Rara foto aérea de Montenegro realizada na década de 1940








Nesta foto se avistam prédios como o Colégio São João Batista, a prefeitura a câmara de vereadores, as torres da velha igreja matriz.
As ruas mais visíveis são a Ramiro Barcelos (à direita, com postes) e a João Pessoa, à esquerda. A rua que se percebe unindo as duas é, provavelmente, a Júlio de Castilhos.
Pirajá Lemos atribui a essa foto a data de 1950. Ela aparenta ser mais antiga. Mas deve se considerar que o prédio do Ginásio São João Batista (que foi concluído em 1946) aparece na foto. Talvez não estivesse ainda pronto. 

A foto abaixo  mostra a rua João Pessoa e foi feita com o fotógrafo de costas para o centro da cidade. No fundo se avista a caixa d´água da antiga usina  geradora de energia elétrica (prédio da atual câmara de vereadores) que fica na beira do rio. É uma foto de época semelhante à anterior e as duas mostram chaminés, mas não é a mesma.

Os dois grandes prédios, que se vê na parte mais alta da cidade (lado esquerdo da foto acima), perto do morro São João, são as escolas São José e Delfina. Note-se que esses prédios, juntamente com o do Ginásio São João Batista, eram os maiores prédios existentes na cidade naquela época. Isso mostra o quanto a educação foi valorizada nessa cidade, naquela época. Não é por menos que Montenegro, hoje, é uma cidade com elevado nível cultural.



Fotos divulgadas na página de Facebook Montenegro de Ontem, por Pirajá Lemos e Flávio Brochier

Nenhum comentário:

Postar um comentário