sexta-feira, 24 de julho de 2009

25 - A J Renner

Os municípios do Caí e de Alto Feliz podem se orgulhar de haver sido o berço do maior líder empresarial que o Rio Grande do Sul já teve (não colocando nesta competição Jorge Gerdau Johanpeter que, por estar ainda muito vivo e ativo, não é ainda uma figura histórica).
O nome do grande empresário era Antônio José Renner, mas o Rio Grande do Sul o conheceu como A. J. Renner. E foi, também, um líder político e ser humano de méritos inquestionáveis. Renner nasceu na localidade de Alto Feliz, que então pertencia ao município do Caí, e foi no Caí que começou suas atividades empresariais. A maioria dos alto-felizenses e dos caienses ainda desconhece que uma figura histórica tão destacada nasceu no seu município.
O pai de A. J. Renner se chamava Jacob Renner e era um construtor de moinhos. Ele nasceu em Bom Jardim (hoje Ivoti) e casou com Clara Fetter, cuja família morava em Alto Feliz. O pai de Clara foi o Capitão Fetter, que participou da Revolução Farroupilha. Jacob e Clara moravam em Alto Feliz quando, em 7 de maio de 1884 nasceu o seu filho Antônio Jacob. Pouco tempo depois o casal mudou-se para Montenegro, onde Jacob começou um negócio de fabricação de banha que veio a se transformar depois no Frigorífico Renner, um dos maiores produtores de fiambres do estado. O grande prédio do frigorífico, agora desativado, ainda existe hoje, junto ao porto de Montenegro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário