terça-feira, 18 de agosto de 2009

163 - Antes da Linha Nova

A colonização alemã no Vale do Caí não começou pelas terras situadas próximas ao rio Caí. Antes de chegar às margens do rio Caí, a colonização foi feita em terras banhadas pelo arroio Cadeia. Isto porque este arroio e as terras da sua redondeza ficam mais próximos de São Leopoldo. E foi nesta cidade que começou a colonização alemã no Rio Grande do Sul.
Os primeiros colonos que chegaram ao Rio Grande do Sul, a partir de 1824, ganharam terras próximas à atual cidade de São Leopoldo. E só aos poucos, na medida em que novos colonos iam chegando, o governo lhes foi destinando terras em locais um pouco mais distantes. Já no ano de 1827 os primeiros colonos estavam se estabelecendo no local onde hoje se situa hoje a cidade de São José do Hortêncio. Mais ou menos por esta época, eram colonizadas também localidades como Ivoti e Dois Irmãos.
No seus primeiros anos, a nova colônia foi conhecida como Picada dos Portugueses ou Picada do Rio Cadeia. Mais tarde foi aberta pelo governo uma nova picada, ao lado da de Hortêncio, mais para leste. E a esta foi dado o nome de Linha Nova. A linha, no caso, era definida por um topógrafo e servia de referência para a demarcação das terras que seriam entregues a cada colono. Ao longo desta linha era aberta uma picada (caminho estreito, aberto no meio do mato), razão pela qual as duas expressões se tornam quase sinônimas na linguagem antiga da região. Ao contrário da Linha Hortêncio, que estava totalmente situada à margem direita do arroio Cadeia, a Linha Nova tinha lotes nas duas margens do mesmo arroio. As terras da Linha Nova foram demarcadas a partir da já existente Picada 48 (atual município de Lindolfo Collor).

Nenhum comentário:

Postar um comentário