domingo, 23 de agosto de 2009

294 - Bom pastor

O padre Aloísio foi um notável condutor dos seus paroquianos. O que tornou possível realizar obras tão importantes em cada uma das capelas que a compõem. Na de Navegantes, foi construido um novo pavilhão comunitário e o mesmo aconteceu na do Campestre de Santa Terezinha, onde foi erguido um grande ginásio esportivo e salão comunitário.
Foi do padre Aloísio a iniciativa de criar uma emissora de rádio comunitária para a cidade. Ele deu o empurrão inicial no movimento que resultou na criação da emissora RCC que hoje se prepara para colocar no ar inclusive uma emissora de TV. O presidente da Comunidade São Sebastião de Amparo Social - entidade mantenedora da Rádio Comunitária Caiense - salienta o espírito empreendedor do padre Aloísio. Mas salienta também que o extraordinário poder de liderança e de convencimento do sacerdote vinha do seu jeito simples e amigável. Ele tinha paciência para ouvir os seu paroquianos, ajudando-os a enfrentar os seus problemas pessoais. E assim conquistava a simpatia e a adesão de todos aos objetivos da paróquia.
O mesmo espírito moderno que levou o padre a idealizar uma emissora de rádio para a cidade o levou, também, a incentivar a criação da representação da via sacra, um grande espetáculo ao ar livre que é encenado todos os anos, na sexta feira santa.
Mas a sua maior obra foi, sem dúvida, a que realizou no terreno espiritual. É notável a participação dos católicos caienses nas missas e nos movimentos paroquiais de jovens, de casais, de idosos. Para os mais velhos foi criado o movimento chamado de SERRA, para os casais o ECC e os jovens se reúnem no do ONDA. Todos estes movimentos ganharam maior vitalidade graças ao espírito amigável e acessível do padre Aloísio. As pessoas se sentiam a vontade com ele e se dispunham a colaborar. O padre Aloísio era incansável nestas atividades conjuntas com os paroquianos. O que fez muita gente se aproximar mais da igreja.
Tudo isto fez com que a comunidade católica caiense desenvolvesse um extraordinário carinho pelo seu pároco.
Mas eram tantos os cuidados que tinha o padre com os seu paroquianos e tão preocupado ele estava em dinamizar o seu trabalho pastoral que esquecia-se dos cuidados consigo mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário