domingo, 30 de agosto de 2009

353 - A família Ely


O Edifício Ely, em Porto Alegre, foi construído pelo caiense Nicolau Ely
Clique sobre as fotos para ver melhor

Catarina Ely nasceu no Brasil, no dia 12 de abril de 1831. Ela era filha do imigrante João Pedro Gaspar Ely que foi uma personalidade de destaque na comunidade caiense. Ele era filho de Jacó Ely e Maria Gertrudes Hoffmann e veio para o Brasil acompanhado da mãe e de seus irmãos João Carlos e João Nicolau. Chegou em São Leopoldo no dia 10 de maio de 1829. Seu pai morreu pouco antes da viagem imigratória.
João Pedro Gaspar Ely nasceu em Mambächel, localidade situada na Renânia-Palatinado, hoje um dos estados constituintes da Alemanha. Nasceu em 13 de janeiro de 1810. A viuva Ely e seus filhos fixaram-se na Feitoria Velha, perto de Lomba Grande.
Em 1848 os irmãos Ely ainda viviam na Feitoria e em Lomba Grande e eram mais ou menos prósperos. Pedro era proprietário de um engenho de mandioca. Mas já nesta época ele e o irmão Carlos se dedicavam à navegação no rio Caí. Eles começaram como remadores, mas já em 1844 há registros de que Pedro era proprietário de um lanchão que navegava pelo rio Caí. Com remadores, que eram seus empregados, ele percorria o rio Caí levando mercadorias e passageiros no seu lanchão.
Pedro Ely era inteligente e assimilou logo a língua portuguêsa. Ele tinha a pele morena e o cabelo crespo, o que fez com que recebesse o apelido de Pedro Preto (Schwarzer Peter) pelo qual ficou muito conhecido em toda a colônia alemã.
Pedro casou-se com Cristina Regner e, com o falecimento precoce desta, casou novamente com Catarina Elisabete Kunz. O casal viveu no Caí, onde criou seus dez filhos.
Catarina Ely, que era a filha mais velha de Pedro e Catarina, nasceu em 1831 e casou com João Klein em 18 de agosto de 1849.
Catarina Ely era irmã de Nicolau Ely, que foi tentar a vida em Porto Alegre e fez fortuna. Foi comerciante de tecidos, importador e exportador. Construiu o Edifício Ely que ainda hoje é preservado (fica próximo à estação rodoviária de Porto Alegre). O prédio é uma obra prima de arquitetura, criada pelo arquiteto alemão (radicado em Porto Alegre) The
Pedro Ely Jr (filho de João Nicolau Ely e sobrinho de Pedro Ely) foi o iniciador e agrimensor da localidade de São Sebastião do Caí, fazendo parte da primeira câmara de vereadores caiense. Foi também o criador da Picada Poço das Antas, juntamente com os irmãos Weber. Origem da atual cidade e Poço das Antas.
Um sobrinho de Catarina, chamado Jacó Nicolau Ely foi intendente de Garibaldi, delegado de polícia, juiz distrital e Coronel da Guarda Nacional, além de industrial de porte. Ele foi casado com Vitória, filha de Manuel Peterlongo, engenheiro agrícola nascido na Itália, fundador da vinícola Peterlongo.
João Klein e Catarina Ely tiveram oito filhos homens: Antônio, Matias, José, Pedro, Jacó, Guilherme, Adão e Jorge. O ex-prefeito caiense Léo Klein é bisneto de Matias Klein, neto de Guilherme Alberto Klein e filho de Edmundo Klein.

7 comentários:

  1. Olá,

    Eu sou neto de Pedro Paulo Ferraz de Elly, filho de Hildegard Elly.

    Gostaria de saber se poderia ter alguma ligação!

    Já tenho a árvore completa materna e agora estou me embrenhando na paterna com a ajuda do meu tio.

    Se puder trocar informações, por favor, entre em contato!

    brunoelly@outlook.com

    Minha família é dessa região e atualmente meu Opa reside em sapucaia.

    Obrigado!
    Mit freundlichen Grüßen

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Tenho umas pesas antiga tipo un brazao con as letras ely. Loylamori e un escudo e umas lansas tipo lansa de guera

      Excluir
    2. Tambem sou Ely será quem temos parentesco?
      Meu pai é Alvisio Ely e p pai de era Claudino Ely. Os dois são de Cândido Godói RS

      Excluir
  3. Amigo, quais as fontes sobre a família você utilizou para construir a arvore genealógica?
    Eu estou pesquisando a família.

    ResponderExcluir
  4. Tenho o sobrenome de Ely, peguei do meu pai e acredito que ele tenha pêgo do meu avô, sou do Pará, não sei se sigo essa descendência,
    Se puderem entrar em contato, meu email
    cajuzinho2003@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é Eliseu Eduardo Ely e moro em São Leopoldo-RS. Meu pai - Lauro Ely e Mãe Elacy Ely

    ResponderExcluir