segunda-feira, 24 de agosto de 2009

340 - A catástrofe

Todo milho utilizado pela granja para a elaboração da ração dada às galinhas era fornecido por uma grande empresa, uma multinacional de grande renome. Mas, em meados da década de 80, aconteceu um problema gravíssimo. Houve uma grande mortandade de aves na granja e ela acabou sendo interditada pela Secretaria do Meio Ambiente. Estudos feitos pelos técnicos especializados demonstraram que a causa do desastre foi um produto utilizado no tratamento do milho fornecido à granja. O resultado disto foi que a granja foi à falência, acabando com a obra admirável que o irmão Aloísio vinha desenvolvendo há tantos anos.
Este fato representou, na época, um grande sofrimento para o irmão Aloísio. Mas acabou lhe trazendo um benefício, pois ele foi transferido para a cidade de Roma, onde trabalhou por dez anos na administração do Colégio Pio Brasileiro. Neste estabelecimento, onde estudam padres e seminaristas brasileiros, ele viveu o que considera terem sido os melhores anos da sua vida. Lá ele conviveu com as maiores autoridades da Igreja e teve, inclusive, vários contatos com o Papa. Depois desta passagem pela Itália, que lhe proporcionou inclusive a oportunidade de fazer viagens pela Europa, o irmão retornou ao Brasil e trabalhou em estabelecimentos jesuíticos no estado e no Paraná. Hoje, com 70 anos de idade, ele voltou a residir e a trabalhar no Colégio Santo Inácio, em Salvado do Sul.
Ele tem, assim, a oportunidade de voltar a viver no local onde desenvolveu a sua obra mais notável. Salvadorenses como Enor Müller, um dos fundadores da Frangosul, e Elemar Graff, proprietário da Granja Canarinho (uma das maiores produtoras de ovos do estado) colheram com o irmão ensinamentos importantes para o início das suas atividades. E todos reconhecem a importância da atividade do irmão Inácio John para o desenvolvimento da avicultura no Rio Grande do Sul e, principalmente, no município de Salvador do Sul e região. O seu trabalho dedicado e persistente representou o empurrão inicial para a criação de uma das maiores riquezas do Vale do Caí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário