sábado, 29 de agosto de 2009

346 - Colônia de Santa Maria da Soledade

Montravel associou-se com três investidores brasileiros: o doutor Israel Soares de Barcelos, o doutor Dionísio de Oliveira Silveiro e João Coelho Barreto. Com eles formou a firma Montravel, Silveiro & Cia e os três empreenderam a fundação d a colônia que recebeu o nome de Santa Maria da Soledade. Ela foi dividida em quatro distritos, cada uma com o nome de um dos sócios: Distrito Montravel, Distrito Barcelos, Distrito Coelho e Distrito Silveiro.
A venda desta grande área de terra foi feita sob a condição de que a empresa conseguisse atrair para ela um determinado número de colonos. O plano inicial do Conde Montravel era de buscar colonos na Suíça, e ele fazia questão de que fossem todos católicos. Seus planos neste sentido, entretanto, não deram certo e ele, para cumprir o seu compromisso com o governo imperial brasileiro, teve de buscar imigrantes em outros países da Europa, deixando de lado restrições como a de que os colonos fossem católicos. Para isto, a empresa colonizadora contratou agenciadores que faziam propaganda da nova colônia para atrair interessados em mudar-se para lá. A Prússia (região da atual Alemanha) era o principal alvo destes propagandistas, pois era grande a situação de miséria do povo prussiano na época.
Mas as dificuldades para convencer europeus a se aventurarem num mundo tão distante era grande. O número dos que vieram foi bem menor do que o esperado. Por isto, muitos colonos que compraram lotes na colônia criada por Montravel eram filhos de imigrantes alemães chegados ao Brasil no período de 1824 a 1830 e que se estabeleceram nos vales dos rios do Sinos e Cadeia. Na medida em que os filhos destes colonos cresciam e se casavam precisavam adquirir terras novas para cultivar. Naquela época, cada casal de colonos tinha muitos filhos e não era possível que todos se sustentassem trabalhando nas terras que o governo havia dado originalmente aos seus pais.

2 comentários:

  1. Meus trisavós Pedro Weber morava no lote 39 da colônia Barcelos e o outro José Vitor Chappuis no lote 49 da mesma colônia, queria muito saber muito saber como se chama o lugar hoje, para poder conhecer.

    ResponderExcluir