O aspecto econômico é fundamental para o desenvolvimento de uma comunidade, da mesma forma que acontece com uma família. Se numa casa de família os ganhos são maiores que as despesas, as melhorias vão aparecendo. A família compra aparelhos úteis, reforma a casa ou constrói uma nova, compra um bom carro. Se, pelo contrário, a cada mês o dinheiro que entra é insuficiente para pagar as contas, as coisas começam a dar para trás. E era isto que estava acontecendo com a prefeitura e o município de Harmonia no final da década de 80. A citricultura - base da riqueza do município - passava por uma séria crise. Com isto a arrecadação da prefeitura estava diminuindo e não era mais possível fazer obras e prestar serviços para melhor a situação do povo.
Então, a partir de 1997, o jovem prefeito Carlos Alberto Fink, que havia assumido o governo municipal no início daquele ano, resolveu adotar um plano estratégico de desenvolvimento inspirado no exemplo do vizinho município de Tupandi. A idéia era muito simples e baseava-se no princípio de que, antes de gastar, é preciso tratar de ganhar o dinheiro.
Nos primeiros anos, a maior parte dos recursos da prefeitura seriam destinados a incentivar o desenvolvimento da produção no município. E isto foi feito com muito empenho.
A prioridade foi o incentivo aos produtores rurais. Foi dado apoio, principalmente, àqueles que queriam implantar aviários e pocilgas nas suas propriedades. Além disto se continuou incentivando e apoiando os produtores que se dedicavam à citricultura. E foi incentivada, também, a diversificação das culturas.
Este trabalho foi continuado ao longo de oito anos de governo (Carlos Alberto reelegeu-se no ano 2000) e o resultado dele provocou uma verdadeira revolução no setor agropecuário do município. Para se comprovar isto basta dizer que no ano de 1996 o valor da produção rural, contado pela emissão de notas fiscais, foi de apenas R$ 960.000,00. Em 2004 a soma das notas emitidas chegou a R$ 2.860.000,00. Ou seja, a emissão de notas triplicou nos últimos oito anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário