quarta-feira, 19 de agosto de 2009

208 - O plano dá certo

Graças ao programa de incentivos da prefeitura foram implantados em Harmonia 45 modernos aviários nos no governo de Carlos Alberto Fink. E, em meados de 2005, a produção de frangos no município já chegava a 12 milhões por ano. Também foi muito expressivo o aumento na produção de suínos. Hoje 52 produtores produzem mais de 52 mil suínos por ano. E tudo dentro de altos padrões de produtividade e de qualidade.
As conseqüências disto foram formidáveis. Melhorou muito a renda de centenas de famílias no interior do município e isto trouxe benefícios também para o comércio local, que se desenvolveu vigorosamente nos últimos anos. Muitos empregos foram gerados por causa disto.
Além de tudo, este aumento da produção rural resultou em melhoria na arrecadação de impostos pela prefeitura. No ano de 1996 o orçamento da prefeitura era de R$ 1,8 milhões. No ano seguinte, que foi o primeiro de governo desta administração transformadora, os resultados ainda não puderam ser sentidos. A arrecadação cresceu apenas 1,8 %, mas já pôde ser comemorada pois representou a interrupção do processo de queda de arrecadação que vinha acontecendo nos anos anteriores, com diminuição de até 15 % num ano.
Já no ano seguinte, 1998, os resultados do plano estratégico foram muito mais positivos. A arrecadação deu um verdadeiro salto, crescendo 39,38 % em apenas um ano. E, nos cinco anos seguintes, o crescimento manteve a extraordinária média anual de 13,45 %. Com isto, enquanto outros municípios da região apresentavam queda na sua receita de impostos, em Harmonia o índice de retorno de ICMS dobrou.
Isto significou um extraordinário aumento na capacidade da prefeitura realizar obras e prestar benefícios à população. Ao término da administração de Carlos Alberto, a situação do município era completamente diferente do que era nove anos antes. Tanto a prefeitura como a população têm condições bem melhores de concretizar os seus projetos e de enfrentar as dificuldades que aparecem. Nem mesmo o fechamento da fábrica Schmidt Irmãos, que no passado foi a maior do município, chegou a causar um forte abalo na economia das famílias, da cidade e da prefeitura.
Depois do incentivo inicial à produção de aves e de suínos - e já desfrutando do retorno assim conseguido - a administração municipal de Harmonia teve condições de estimular também outros setores da economia, como a indústria e o comércio. A administração de Carlos Alberto Fink conseguiu fazer, em apenas oito anos, com que a realidade econômica de Harmonia e dos harmonienses apresentasse uma extraordinária mudança para melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário