quarta-feira, 19 de agosto de 2009

207 - A colheita

Primeiro foi preciso investir no aumento da produção, mas hoje os benefícios que a população de Harmonia está recebendo em conseqüência do desenvolvimento econômico já são muito visíveis.
Nestes últimos anos o abastecimento de água potável e de energia elétrica foi levado a todo o município. O posto de saúde foi reformado e ampliado e todas as escolas receberam melhoramentos. A área e prédios da Escola Estadual da sede foi adquirida pela prefeitura (inclusive com o campo de futebol) e já foi recuperado um destes prédios, no qual já funciona o ensino em turno inverso.
A criação da área industrial, com atração de novas empresas, proporcionou mais empregos no município. Entre 1997 e 2004 foram atraídas para o município 13 novas empresas, gerando 255 empregos.
E, como a vida não é feita só de trabalho e estudo, foi adquirida também a área do Parque Municipal, no qual está sendo construído o magnífico Ginásio de Esportes. O ginásio, que já está com grande parte das obras concluídas, será um dos maiores da região. E, junto com outros prédios do Parque como o já concluído pavilhão da Geração de Renda e Artesanato, servirá para a realização dos grandes eventos do município, como a Früchtfest.
Hoje, com praticamente todas as carências mais básicas da população atendidas, já é possível pensar em dar outro grande passo para o desenvolvimento do município: o asfaltamento das principais estradas do interior.
A atual administração pretende concretizar o asfaltamento da estrada para Tupandi e também a que liga Harmonia a São José do Sul. Dentro do município, são sete quilômetros que precisam ser asfaltados nas duas estradas. Obras de alto custo, mas que terão enorme importância para o desenvolvimento de Harmonia e da região. Está nos planos, também, a implantação de uma praça no centro da cidade e a canalização dos arroios que atravessam a área urbana.
Mas o maior benefício proporcionado pela administração municipal de Harmonia nestes últimos anos foi a abertura de possibilidades para a melhoria da renda das famílias. Além dos empregos gerados com a atração de novas empresas, também o progresso do setor rural teve um efeito significativo no aumento de renda das famílias. Em Harmonia existem 400 propriedades rurais, com 400 famílias que tiram da agropecuária ao menos uma parte da sua renda. Destas perto de 100 já foram beneficiadas com a implantação de modernos aviários e pocilgas com alta tecnologia. E também outras produções são incentivadas pela prefeitura. A citricultura continua forte, com mais de 1.600 hectares cultivados e existem mais de 1.000 hectares plantados com acácia e eucalipto.
Com os salários pagos pelas indústrias e o aumento da renda no setor rural, o comércio e os serviços também se fortaleceram na cidade, gerando mais emprego e renda. A atual administração dá continuidade a esta filosofia de impulsionar a economia do município e, conseqüentemente, a renda e a qualidade de vida da população. Mas, como hoje as finanças municipais estão equilibradas, pode oferecer outras vantagens ao povo e realizar mais obras do que foi possível no início do processo de recuperação econômica começado nove anos atrás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário