segunda-feira, 17 de agosto de 2009

156 - Dom Vicente Scherer

O Vale do Caí, que já teve dois filhos seus cotados para tornarem-se Papa, poderá ser também - um dia - a terra onde nasceu um santo.
Este homem - já falecido - que mereceria a consagração como santo da igreja se chamava Alfredo Vicente Scherer e nasceu em 5 de fevereiro de 1903, na localidade de Forromeco, então pertencente ao município de Montenegro.
O menino destacou-se muito na escola da localidade, onde estudou de manhã e de tarde, recebendo aulas do rigoroso e exigente professor Johan Gehlen (imigrante nascido na Alemanha). Alfredo Vicente foi sempre o primeiro colocado nesta escola básica, do primeiro ao último ano. Depois disto ele ingressou no Seminário de São Leopoldo, onde despertou a atenção de um mestre muito especial: o Padre Reus. Pessoa iluminada, o padre-professor vislumbrou no seu jovem aluno um destino fulgurante e passou a dar-lhe atenção especial. O Padre Reus exigia tanto do garoto nos estudos que este sentiu-se perseguido e pensou até em abandonar o estudo no seminário. Mas, ouvindo o conselho dos pais, persistiu e acabou entendendo as razões do seu mestre e aproveitando bem a sua disposição de dar-lhe uma formação especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário