terça-feira, 18 de agosto de 2009

180 - Primeiro governo

Mesmo assim ocorreram sérios contratempos. Algumas localidades incluídas inicialmente no projeto de emancipação reagiram à sua inclusão e tiveram de ser retiradas para evitar que o não saísse vitorioso no plebiscito ou que uma medida judicial viesse a inviabilizar a emancipação. Mas as dificuldades foram superadas e a emancipação foi aprovada no plebiscito ocorrido em 1991.
Por esta mesma época, Silvério Stroher assumiu a gerência da Caixa Federal na cidade de Feliz. E, com isto, acabou convencido a candidatar-se a prefeito. Concorreu apoiado pelo PDT, PDS e PTB e tendo Luis Schweizer como candidato a vice. Venceu os candidatos do PMDB, Èdio Schneider e Inácio Barth, por uma diferença mínima: 89 votos.
Silvério nasceu no Vale Real em 20 de maio de 1951, filho de modestos agricultores. Nos seus tempos de menino, a escola local só oferecia estudo até o quinto ano primário (equivalente à quinta séria do primeiro grau). Por isto, só quando adolescente ele pode continuar os estudos, indo diariamente, de bicicleta, até Feliz para cursar o ginasial. Depois disto, Sílvério prosseguiu seus estudos em Porto Alegre, estudando à noite e trabalhando durante o dia para se manter. Com isto ele aprendeu a necessidade de economizar. O que foi muito útil na sua atuação como prefeito.
A primeira preocupação de Silvério Stroher no seu primeiro governo foi a de evitar os desperdícios e o empreguismo. Ao longo dos seus quatro anos de governo, ele manteve os gastos com o funcionalismo público em 26 % do total da receita da prefeitura (hoje ele está em 42 %). Com isto sobrava muito dinheiro para fazer investimentos e assim, além de instalar a prefeitura e comprar máquinas para o setor de obras, Silvério conseguiu asfaltar cinco quilômetros de ruas na sede do município (antes não havia nenhuma rua pavimentada). Outra grande conquista do primeiro governo municipal foi a implantação da central de telefonia automática da CRT. O Centro de Convivência do município, com praça e um grande ginásio de esportes além de outras instalações, foi mais uma obra marcante. E, é claro, muitas outras realizações importantes foram feitas nas áreas de saúde (o município foi um dos primeiros no estado a contar com médico de família) e educação (como a implantação do ensino de 1º Grau Completo na localidade de Arroio do Ouro). Também foi feita a rede de água na sede municipal.
Ao fim dos quatro anos iniciais da sua vida emancipada, Vale Real havia mudado inteiramente de aspecto, com largas ruas asfaltadas, ajardinamentos, telefonia automática, saúde e educação estruturadas, redes de água e esgotos implantadas. Parecia que o município estava começando uma trajetória de extraordinário desenvolvimento. Uma expectativa que, no entanto, não se confirmou inteiramente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário