domingo, 9 de agosto de 2009

46 - Forromeco

O nome do Forromeco - que foi, na verdade, o primeiro principiense - era Francisco José Veloso, mas ele tornou-se conhecido na região pelo apelido de Ferromeco. Nome que, com o tempo, passou a designar também o arroio no qual ele navegava constantemente. Em documentos bem antigos, encontra-se o nome do arroio grafado como Ferro-meco.
Este apelido sugere ter sido ele uma pessoa não muito apreciada, pois no português antigo as palavras ferro e meco significavam respectivamente “pessoa de ânimo intransigente, inveja, ciúme, despeito, zanga, amuo, arrelia” e “libertino, espertalhão, atrevido”.
Segundo o historiador Ruben Neis, a partir de 1822, um outro canoeiro luso chamado Tertuliano Antônio Pereira também se estabaleceu junto ao arroio Forromeco. Afirma Neis que Francisco Veloso (o Ferro-meco) era dono das terras da margem direita do arroio ao sul do arroio Tamandaré (que passa pela atual localidade de Santa Terezinha). As terras ao norte do arroio Tamandaré pertenciam a Tertuliano Antônio Pereira. Na década de 1870, tanto herdeiros de Francisco como de Tertuliano ainda detinham áreas de terra nas imediações da atual Santa Terezinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário