terça-feira, 11 de agosto de 2009

98 - Heitor Pedro Selbach

Mesmo com idade avançada, Heitor Selbach praticava exercícios e o seu preferido eram os longos passeios ciclísticos pela região

Embora fosse natural de Bom Princípio (mais precisamente da localidade de Santa Teresinha), Heitor Pedro Selbach elegeu-se duas vezes prefeito do Caí, realizando obras memoráveis. Um feito notável que é digno das tradições da sua família.
Seu tetravô, Phillip Jacob Selbach chegou ao Brasil em 1829, com seis anos de idade. Seu pai estabeleceu-se em São José do Hortêncio e lá Phillip se dedicou à construção de lanchões que eram usados para a navegação comercial no arroio Cadeia. Phillip foi, assim, pioneiro na navegação dos rios Cadeia e Caí. Em 1853 transferiu-se para as margens do rio Caí, no local hoje conhecido como Passo Selbach, próximo à atual cidade de Bom Princípio. Foi importante comerciante no local e foi ele que criou o nome Bom Princípio, com o objetivo de atrair mais moradores para o local que ainda era quase totalmente desabitado.
Seu bisavô foi Jacob Selbach Júnior, um dos fundadores de Santa Teresinha, quando lá se estabeleceu com casa comercial em 1873. Foi o fundador da Livraria Selbach, importante editora de Porto Alegre, e fundou uma nova colônia no norte do estado, a Colônia Selbach que deu origem ao atual município de Selbach.
O seu avô, Christiano Selbach continuou o comércio em Santa Teresinha, foi major da Guarda Nacional e líder político local.
O pai, Arno Rinaldo Selbach, também deu continuidade à firma da família. Foi líder da comunidade e elegeu-se vereador de Montenegro (município ao qual pertencia Bom Princípio na época) em 1950, com grande votação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário