quarta-feira, 19 de agosto de 2009

218 - A igreja e a escola

No ano de 1873 os colonos fixados nas terras onde hoje fica Harmonia já eram em maior número e construíram uma modesta capela de madeira na qual os padres jesuítas de Tupandi iam, de quando em vez, rezar missa e celebrar os demais ritos da fé católica. Como se vê, naquelas primeiras décadas, o núcleo colonial de Tupandi se desenvolveu mais que o de Harmonia.
A igreja foi, certamente, muito importante para que, em torno dela, fosse surgindo a povoação que veio a chamar-se Harmonia. Igualmente importante foi a implantação da primeira escola, ocorrida em 1888. Era uma escola paroquial, mantida pela comunidade local. Foi dada a ela o nome de Sagrado Coração de Jesus. Um professor apenas cuidava do ensino das crianças, sendo dada muita importância ao ensino religioso.
O primeiro professor foi João Becker, pai do arcebispo Dom João Becker. Depois dele, foram professores desta mesma escola Francisco Hilgert, Bernardo Petry, Jacó Bremm, José Dier, Tiago Wurth, Reinaldo Bohn, José Werlang, João Seibel, João Wendling, Fritz Kinken, Ortvino José Bohn, Bernardo Griebler e Bertoldo Rambo. Esta escola evoluiu até transformar-se no grande Colégio Sagrado Coração de Jesus, que hoje proporciona ensino até o segundo grau completo.
Além da igreja e da escola, os colonos alemães cuidavam logo de fundar uma sociedade em qualquer lugar onde chegassem. E isto aconteceu, em Harmonia, no ano de 1882, com a fundação da União São João.

Nenhum comentário:

Postar um comentário