segunda-feira, 24 de agosto de 2009

342 - Jesuitas iniciam a produção de aves

A ordem religiosa dos jesuítas se destaca no mundo inteiro pelo extraordinário valor que dá à educação. E não somente à educação religiosa. Também no campo das ciências, os padres jesuítas se destacaram muito. Considerando o número relativamente pequeno de padres, é impressionante a contribuição que eles já deram ao desenvolvimento científico mundial. Eles se interessaram por todas as áreas de conhecimento, inclusive a ciência da administração. E é notável, também, que embora os padres sejam pessoalmente desapegados dos valores materiais, eles sempre souberam desenvolver atividades empresariais. Um exemplo bem atual deste talento jesuítico é a Universidade do Vale do Sinos, a UNISINOS, que é um dos maiores empreendimentos brasileiros na área educacional, administrado pelos padres com grande competência.
Um outro exemplo deste talento dos jesuítas para os negócios pôde ser observado no colégio dos jesuítas em Salvador do Sul, onde foi implantado o primeiro grande aviário do estado. Começando modestamente, o empreendimento desenvolveu-se de forma extraordinária, transformando-se no maior estabelecimento comercial deste ramo no Rio Grande do Sul. O empreendimento acabou sendo abandonado, depois de sofrer um sério revés, mas deu uma notável contribuição para o desenvolvimento da avicultura no estado e, especialmente, na região. Não é por acaso que o município de Salvador do Sul, embora seja muito pequeno, é hoje o maior produtor de ovos e de perus no Rio Grande do Sul.
O principal personagem desta história é o irmão jesuíta Inácio John. Filho de Aloísio e Alzira John, ele nasceu em 4 de abril de 1934, na pequena localidade de Vale das Flores, no município de Bom Princípio. Aos 15 anos, ele ingressou no seminário jesuítico de Pareci Novo e, desde então, dedicou toda a sua vida a servir à ordem dos jesuítas. Em 1958, o Irmão Inácio foi transferido para Florianópolis, onde ficou por seis anos, trabalhando no Colégio Catarinense. E lá, como sempre gostou de lidar com animais, começou uma pequena criação de galinhas para atender às necessidades de alimentação do próprio colégio. Dentro do espírito jesuítico de dedicação aos estudos, o irmão procurou aprimorar os seus conhecimentos sobre o assunto lendo publicações especializadas no assunto, como a revista Avicultura Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário