A história do município de Montenegro foi narrada de forma magistral pelo brilhante historiador Antônio Carlos Fernandes Rosa na extensa e detalhada obra intitulada História de Montenegro, contida no primeiro volume da compilação Montenegro de Ontem e de Hoje. É da sua obra que extraímos os dados fundamentais para este relato sobre os fundadores de Brochier. Antônio Carlos Fernandes Rosa, já falecido, foi o irmão mais novo do ex-deputado e interventor federal (governador nomeado pelo presidente da República) do Rio Grande do Sul, Cylon Rosa.
A colonização inicial da região onde atualmente se situa o município de Brochier foi bastante diferenciada. Ao contrário das demais do Vale do Caí - que tiveram luso-brasileiros como seus primeiros colonizadores, seguidos após por colonos alemães - Brochier passou diretamente do domínio dos índios para o de imigrantes europeus.
Isto aconteceu a partir de 1832, quando chegaram ao local os irmãos João Honoré e Augusto Brochier. E, ao contrário do que aconteceu nos demais núcleos coloniais - em que os imigrantes formavam núcleos numerosos - os irmãos Brochier foram pioneiros solitários.
João Honoré, o mais velho dos irmãos Brochier, nasceu na Argélia (que era na época uma colônia francesa) em 1805. Augusto, o mais novo, nasceu em Paris, em 27 de janeiro de 1814. Eles viviam na França como relojoeiros. Embarcaram no porto de Marselha em 1829 e chegaram a Porto Alegre em dezembro deste mesmo ano, passando antes por Montevidéu. Ao chegarem ao Brasil, portanto, João Honoré tinha apenas 24 anos e Augusto não mais do que 15. Eles viveram em Bro
Nenhum comentário:
Postar um comentário