terça-feira, 18 de agosto de 2009

189 - Manuel dos Santos Borges

Descendentes de Manuel dos Santos Borges em frente à casa do antepassado

As terras de Manuel dos Santos Borges correspondiam a uma data de sesmaria e faziam divisa com as de Guimarães, com as de Dona Teodora (no local atualmente denominado Chapadão), com o Arroio Três Mares e com o rio Caí.
A informante diz ainda que Manuel dos Santos Borges era nascido na cidade de Porto, em Portugal, e veio para o Brasil com 18 anos. Ao chegar pediu terras ao governador mas ouviu dele que, para isto, ele primeiro precisava se casar. Feito isto, Manuel ganhou uma data de sesmaria às margens do rio Caí.
Pelos dados da Ata de Justificação, Manuel deve ter nascido no ano de 1777. Ele teria chegado ao Rio Grande do Sul em 1795 e somente em 1807 (doze anos depois) foi se estabelecer no Caí, como vizinho de Bernardo Mateus. Ele, talvez, demorou para atender à exigência do governador de casar-se primeiro para ganhar as terras.
Ainda segundo a nossa informante, os filhos de Manuel dos Santos seriam os seguintes:
João dos Santos, que tinha a fama de ser muito “brabo” com os escravos. Ele deve ter nascido no ano de 1830. O fato de não ter sido ele o sucessor de seu pai no comando da fazenda do Caí nos foi explicado pela nossa informante. João teria matado um escravo e, por este motivo, teve de se mudar para a localidade de Passo da Cria, no município de Montenegro.
Antônio dos Santos, que era carpinteiro. Ele fazia moinhos, atafonas, engenhos e móveis. Fez um armário muito fino para a rica senhora Lurdes Noronha) e construiu um moinho vendido para Luis dos Santos (pai de Anário, que foi barbeiro no Caí nos meados do século XX) que “hoje está no Paquete (localidade do município de Montenegro)”. Antônio e irmãos teriam morado numa área de terras do atual bairro Vila Rica, que depois veio a pertencer a Hugo Fetter.
Venâncio dos Santos, que tinha problemas mentais.
Abel dos Santos e José dos Santos.
José dos Santos, o fazendeiro visitado por Versteg e seu grupo em 1858 seria, portanto, o mais novo dos filhos. E foi também o que mais se destacou. Ele foi sócio de uma companhia de navegação com barcos a vapor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário