terça-feira, 11 de agosto de 2009

112 - Navegação

O rio Caí já foi francamente navegável. Barcos grandes mantinham linhas regulares de navegação entre Porto Alegre e o Caí, mesmo nos meses mais secos, quando o rio estava baixo. Até a década de 1930, o modo mais utilizado pelas pessoas para viajar do Caí a Porto Alegre era o barco a vapor.
Foi só na década de 40, com as melhorias feitas na estrada até São Leopoldo, que o ônibus se tornou mais prático, rápido e econômico. E os barcos começou a se tornar obsoleta. Na década de 50, quando a RS-122 foi asfaltada até o Caí, a navegação começou a morrer.
Os barcos grandes conseguiam subir o rio até o Caí por dois motivos. Em primeiro lugar, havia uma barragem no Pareci, com comportas que permitiam a passagem dos barcos e elevavam o nível do rio no trecho entre o Pareci e o Caí. Além disto, era feito um trabalho constante de dragagem do rio, retirando a areia que se acumulava no seu leito.
Com a queda da navegação provocado pelo asfaltamento das estradas, a barragem foi abandonada e acabou ruindo. E a dragagem deixou de ser feita. E assim o rio ficou raso e a navegação com barcos grandes até o Caí tornou-se impossível.

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