Graças a isto, foi possível melhorar muito as condições de vida para a população, tanto na sede municipal quanto nas localidades do interior. As ruas da cidade foram asfaltadas e a prefeitura criou loteamentos vendendo os terrenos a R$ 590,00, para quem quisesse. Hilário, na sua visão pragmática, considera que um loteamento assim é bom negócio para a prefeitura, pois as pessoas constroem casas (comprando material nas lojas locais e gerando impostos) e depois ainda irão pagar IPTU. Com isto, mesmo vendendo os terrenos tão barato a prefeitura acaba tendo lucro com os loteamentos que implanta. Além, é claro, de proporcionar um grande benefício para a população.
A prefeitura construiu, também, um grande posto de saúde que funciona como um pequeno hospital, atendendo grande parte das necessidades de cuidados médicos da sua pequena população. O governo municipal passou a contar com uma arrecadação tão satisfatória que pode conceder à sua população privilégios que dificilmente uma outra prefeitura terá condições de oferecer. É o caso, por exemplo, do auxílio dado aos estudantes universitários, para os quais a prefeitura passou a pagar uma significativa parte do custo dos seus estudos. Além do transporte, a prefeitura paga a eles uma cadeira por semestre. Estudantes com menos recursos, que se contentam em iniciar os seus estudos universitários fazendo apenas uma cadeira por semestre, têm o seu estudo inteiramente pago pela prefeitura. Com o tempo, na medida em que conseguem melhorar a sua renda (até mesmo pela qualificação que passam a ter com o estudo universitário), eles podem acelerar a conclusão do curso pagando mais cadeiras do seu próprio bolso.
Em Tupandi, atualmente, praticamente todos os jovens concluem o segundo grau. E, graças a este apoio da prefeitura, a maioria deles prossegue seus estudos na universidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário