Os problemas sociais e econômicos do Brasil têm solução. Podem, provavelmente, ser solucionados de diversas formas. E uma das formas pelas quais os problemas brasileiros poderiam ser resolvidos está exposta neste livro.
Não se trata de uma idéia abstrada. Não se fala aqui de teorias. O que se narra é um caso real; um exemplo prático de como se consegue mudar uma realidade de atraso para transformá-la em progresso espetacular.
O exemplo é de um município. Um pequeno município. Mas se todos os municípios brasileiros seguissem a mesma fórmula, o país se tornaria própero automaticamente. A prosperidade do país seria alcançada pela simples soma dos progressos de cada um dos municípios que o compõem.
O que se conclui deste caso exemplar é que um governo competente é capaz de conduzir o progresso de uma comunidade. A administração pública, que muitas vezes se constitui em entrave ao progresso, pode ser também o meio eficaz de promover o desenvolvimento. O caso aqui narrado é a prova irrefutável disto.
Outra verdade que fica demonstrada é a de que uma grande transformação como a ocorrida em Tupandi não requer o uso de fórmulas complexas e incompreensíveis para pessoas leigas. O método aplicado em Tupandi, e que pode também conduzir o Brasil para o progresso, é bastante simples.
Basicamente, o seguinte:
A administração pública precisa ser austera, contendo gastos supérfluos para que sobre dinheiro para fazer investimentos úteis.
Feito isto, é preciso investir, no desenvolvimento econômico. E este investimento precisa seguir uma estratégia correta, focada nas melhores oportunidades que o município tiver para o o crescimento da sua produção. O município precisa investir em atividades para as quais ele é vocacionado. Além disto, o crescimento da produção deve resultar em forte retorno de impostos, para que a prefeitura possa, assim, repassar à população em geral os benefícios do crescimento econômico.
Seguindo estas três diretrizes, Tupandi conseguiu um desenvolvimento fantástico num prazo surpreendentemente curto. O município que era um dos mais pobres do estado tornou-se o mais rico e isto se refletiu na melhoria de qualidade de vida de toda a sua população. Seguindo o seu exemplo, outros municípios (ou estados, ou países) poderão obter progresso semelhante.
Poderia se dizer que estas idéias são óbvias, que todo mundo sabe disto. O valor do caso aqui narrado, então, está em provar que usando correta e aplicadamente esta fórmula tão simples é possível produzir uma fantástica (e pacífica) revolução, levando um município da miséria à riqueza em apenas uma ou duas décadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário