Considera-se que ocorre um milagre econômico num país quando o seu Produto Interno Bruto (o valor de tudo que é produzido no país ao longo de um ano) cresce por um período de vários anos a uma taxa anual bem acima da média normal dos países (hoje em torno de 3 % ao ano). São bastante conhecidos os casos do Milagre Alemão, do Milagre Japonês e do Milagre Brasileiro. Todos estes países passaram por períodos de crescimento acelerado durante um certo número de anos. No Brasil, este fenômeno foi observado no final da década de 60 e início da de 70. Na Alemanha, ele ocorreu principalmente nas décadas de 50 e 60. No Japão, o período de crescimento acelerado foi mais longo e notável. Atualmente, fenômeno semelhante ocorre na China.
Em todos estes casos as taxas de crescimento anual alcançaram, no máximo, um percentual em torno de 10 % ao ano.
Por isto, é tão impressionante o fenômeno que vem ocorrendo no pequeno município de Tupandi.
Situado na região do Vale do Caí, este município conta atualmente com pouco mais de 3.000 habitantes. Emancipado em 1988, ele passou a contar com seu próprio governo a partir do início de 1989. De então até o ano 2000, o seu Produto Interno Bruto cresceu a uma taxa média de 28 % ao ano. Em alguns anos o crescimento esteve acima de 50 %. Com isto, em apenas onze anos a produção do município foi multiplicada por 15. Ou seja. No ano de 2000 a população de Tupandi produziu 15 vezes mais riqueza do que no primeiro ano da sua existência como município independente.
A admirável pesquisa realizada pelo professor Luis Roque Klering (ver site www.terragaucha.com.br), aponta os seguintes números.
Produto Interno Bruto (PIB) de Tupandi:
em 1989 US$ 2.062.245
em 2000 US$ 30.876.080
Crescimento no período: 1.398 %
Crescimento médio anual: 28 %
Nenhum comentário:
Postar um comentário