quarta-feira, 16 de setembro de 2009

397 - Ivan Zimmer: o amigo do povo

Matéria de Guilherme Baptista (com a colaboração de Sílvio Kaél) publicada no jornal Fato Novo.

"É difícil imaginar Montenegro sem Ivan Jacob Zimmer. Mesmo aos 73 anos, sua despedida foi considerada precoce. Ivan sempre teve seu jeito popular e carismático. Gostava de ser chamado de o "Amigo do Povo". E foi este mesmo povo que o elegeu em três eleições (1976, 1992 e 2000). Foi o prefeito que por mais tempo governou o município: 14 anos.
Ivan não tinha somente o seu modo brincalhão. Era um político com visão de futuro. Tanto que planejou a cidade para o desenvolvimento. Suas administrações foram marcadas por grandes obras, como as do Projeto Cura, que fizeram a infraestrutura da Grande Timbaúva com avenidas como a Júlio Renner (Via Dois) e a Ernesto Popp, o quartel do Corpo de Bombeiros, o Centro Cultural com a Fundarte, teatro e a Biblioteca Pública, escolas, loteamentos e atração de empresas.
Filho de Alberto Albino Zimmer e Celita Jung Zimmer, Ivan estudou no Grupo Escolar 14 de Julho e concluiu o curso primário no Colégio São João Batista, onde formou-se no Ginásio e Contabilidade. Prestou serviço militar na base aérea de Canoas. Casou-se com Maria Helena Esswein, com quem teve os filhos Suzana, Mariane, Silvana (Mutia) e Alberto (Beto).
Desportista, Ivan foi destaque como goleiro, tendo atuado em várias equipes, principalmente no SER Montenegro. Gremista, chegou a jogar contra o Internacional, do então arqueiro montenegrino Luis Carlos Schneider. Trabalhou no Banco Nacional do Comércio, Mecânica Automóveis, Curtume Esswein, Ford e como supervisor de vendas do Frigorífico Renner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário