Depois disto, Armindo Carrard resolveu afastar-se da política partidária. Abraçou, então, mais uma importante missão em favor da sua comunidade: a implantação de um ginásio. Com a desativação do Colégio dos Irmãos Maristas, os jovens de Bom Princípio passaram a ter dificuldade em continuar os seus estudos além dos cinco anos da escola primária. A opção mais viável passou a ser estudar no Ginásio São Sebastião, no Caí, onde muitos jovens de Bom Princípio estudaram na década de 1960.
Armindo fundou e presidiu a Escola Cenecista Professora Maria Jeger, que funcionou inicialmente em algumas salas desocupadas do Seminário. Mas por pouco tempo. As aulas foram transferidas depois para o salão da Sociedade Santa Cecília, que então era presidida pelo filho de Armindo, Arno Eugênio Carrard. O salão foi dividido em salas com o uso de biombos móveis. Mais tarde Armindo ainda planejou e comandou a construção de instalações próprias para a escola. As mesmas que hoje servem para o funcionamento da Escola Monsenhor José Becker, na esquina das ruas Pedro Bartzen Sobrinho e Pio XII.
Antes da construção da ponte da RS-122 sobre o rio Caí havia dois modos de atravessar o rio nas imediações de Bom Princípio. Uma era através do Passo (no Passo Selbach, principalmente) e outra era a barca, que permitia a travessia com automóveis, mesmo quando o rio estava um pouco mais cheio. Quando o rio estava muito baixo, automobilistas passavam pelo Passo para economizar o dinheiro da barca. Quando já estava para ser construída a ponte rodoviária, a barca estragou e não havia mais interesse comercial em reconstruí-la devido ao pouco tempo que ainda teria para o proprietário obter o retorno do investimento. Armindo Carrard solucionou o problema coordenando a mobilização para construção de uma nova barca que foi a última no local.
A morte de Armindo Carrard ocorreu no ano de 1979, quando ele tinha 73 anos. Ele foi o grande líder que encaminhou o povo de Bom Princípio no sentido de importantes realizações. Este seu trabalho foi particularmente importante porque ocorreu num período que foi de crise para a comunidade de Bom Princípio. Entre as décadas de 1930 a 1970, Bom Princípio passou por um período de dificuldades econômicas que foram amenizadas pela sua salutar atividade como líder da comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário