sábado, 24 de outubro de 2009

522 - Cesar Baumgratz, o seminarista

Ainda bem jovem, Cesar foi secretário municipal e prefeito

O terceiro prefeito de Bom Princípio foi Cesar Luis Baumgratz. Ele era filho do casal de comerciantes José Adelmo Baumgratz e Maria Ofélia Schneider Baumgratz. Nasceu em 24 de janeiro de 1962 e viveu seus primeiros anos na Piedade, onde situava-se o armazém colonial de seus pais. Cesar é irmão de Mara Regina Baumgratz Reichert, hoje contadora em Novo Hamburgo; Jair Baumgratz, industrial e ex-prefeito de São Vendelino e Vanderlei Baumgratz, empresário em Bom Princípio. Como em Piedade havia apenas uma escolinha rural, Cesar foi morar na casa de seus avós maternos, em São Vendelino, para poder freqüentar a Escola Estadual Leonardo Fritzen.
A escolinha de Piedade era unidocente, ou seja, uma única professora ensinava para os alunos das diversas séries. Na escola de São Vendelino, Cesar teria ensino de melhor qualidade e aprenderia a falar melhor o português, uma vez que em Piedade o alemão ainda era praticamente a única língua falada pelas famílias. Ao fazer a quinta-série, porém, ele voltou para casa e estudou na escolinha local.
No ano seguinte - 1974 - Cesar ingressou no Seminário São João Vianney, em Bom Princípio. Ficou ali por um ano apenas e depois transferiu-se para o Seminário de Gravataí, onde permaneceu de 1975 a 1979. Em 1980 ele passou a estudar no Seminário de Viamão, fazendo já o curso de Filosofia, com nível superior.
No ano seguinte, no entanto, Cesar desistiu da carreira sacerdotal e passou a trabalhar no banco BCN, em Porto Alegre. Conseguiu este emprego porque conhecia o gerente de câmbio do banco, que era de São Vendelino. Depois de algum tempo, foi transferido para a agência do BCN em Novo Hamburgo. E, pouco depois, passou a trabalhar na agência do banco Comind nesta mesma cidade. Enquanto isto ele cursava a faculdade de Direito, na UNISINOS, onde formou-se em 1985.
Enquanto estudava e trabalhava em Porto Alegre e Novo Hamburgo, Cesar continuou freqüentando a sua terra de origem, participando de atividades religiosas e esportivas. Quando formou-se advogado, abriu escritório em Novo Hamburgo, mas no ano seguinte tinha seu escritório também em Bom Princípio. Em 1989 casou-se com Vera Lúcia Backes, de Bom Princípio.
Na política, Cesar começou a se destacar como líder estudantil, na UNISINOS. Em 1982, quando ocorreram as primeiras eleições municipais de Bom Princípio, ele chegou a participar das campanhas políticas. Mas não tomou o partido de nenhum dos candidatos. Discursava nos comícios de todos eles, falando ao público apenas sobre a importância da participação política e da escolha consciente dos candidatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário