.jpg)
Ao longo de todo o seu governo, José permaneceu pouco tempo no gabinete de prefeito. Ele estava sempre acompanhando as obras. Enquanto isto, quem ficava na prefeitura, cuidando do trabalho administrativo e burocrático, era o vice-prefeito César Baumgratz.
Entre as suas maiores obras estão o enorme ginásio de esportes do Parque Municipal e a implantação do parque, o asfaltamento das ruas Irmão Weibert, Pio XII e avenida Heitor Selbach (acesso principal ao centro de Santa Terezinha). Fez também uma ponte alta na localidade de Piedade. Iniciou e quase concluiu a obra da creche de Santa Terezinha e implantou a telefonia rural nas localidades de Vale das Flores, Piedade, Bela Vista e Santa Terezinha, abrangendo quase todo o interior do município. Abriu novas estradas e melhorou muito as condições das estradas já existentes.
José Ledur citava freqüentemente um ditado em alemão segundo o qual “se a gente quer trabalhar, precisa ter as ferramentas”. E ele aplicou este princípio como orientação de governo. Estradas, energia elétrica, redes de abastecimento de água e telefone eram necessárias para que as modernas atividades produtivas se tornassem viáveis nas localidades do interior.
Pensando desta forma, Ledur adquiriu uma grande escavadeira hidráulica Poklain, que servia para tirar cascalho do leito do rio Caí e implantou um britador, no qual o cascalho era britado, fornecendo material de excelente qualidade para as obras das estradas. A prefeitura passou a dispor, assim, de brita a baixo custo e pode fazer grandes melhorias nas estradas do município. A prefeitura de Bom Princípio era a única na região que dispunha de um britador próprio e isto tornou possível que ela realizasse obras de asfaltamento, pois a brita representa uma parte significativa dos custos. Estas obras ocorreram principalmente no governo seguinte e fizeram de Bom Princípio o primeiro município da região a contar com suas principais estradas municipais asfaltadas. Coisa de primeiro mundo.
A escavadeira e o britador eram as ferramentas que a prefeitura necessitava para a realização de tais obras.
Dentro da mesma filosofia, José Ledur criou a APSAT, uma associação destinada a tornar acessíveis ao produtor rural, máquinas e implementos que eram muito caros para serem adquiridos por um pequeno produtor de forma individual.
No seu período de governo, José Ledur teve de diminuir drasticamente as suas atividades particulares. Mas voltou depois a elas, dedicando-se novamente à sua fábrica de cepas e saltos num novo prédio cuja construção iniciou ainda durante o seu governo.
No ano de 1996, José foi convocado novamente pelo partido para ser o candidato a prefeito. Seus companheiros perceberam que ele não tinha mais o mesmo ímpeto e resistência demonstrado nas campanhas anteriores. Concorrendo contra Nestor Seibel, ele foi derrotado.
José Ledur não era de ir em médico e se preocupar com a saúde. Depois das eleições, porém, os sintomas de enfraquecimento se agravaram e ele não teve mais como evitar. Foi descoberto que ele sofria de câncer já em estágio avançado e ele veio a falecer no ano de 1997, aos 51 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário