sábado, 31 de outubro de 2009

552 - Expedição de resgate para as vítimas do bugre

Na nascente colônia de São Vendelino, no ano de 1868, aconteceu o rapto, pelos índios, da esposa e dos filhos do colono Lamberto Versteg. Este colono, que viera há pouco tempo da Europa, havia saído de casa para visitar um amigo e, ao voltar, deparou-se com a tragédia. Sua casa destruída, a mulher Valfrida e os filhos desaparecidos.
Chocado pela ruína que encontra no lugar do seu lar e pressentindo a desgraça que se abatera sobre os seus, ele desaba. Desmaiado, tomba do seu cavalo. Voltando a si do desmaio e do desvairio inicial, Lamberto faz um levantamento da destruição e vê, pelo chão, as pegadas de muitos pés descalços. Ele, então, grita chamando pela mulher e os filhos, na esperança de que eles tenham conseguido fugir, escondendo-se no mato. Mas não ouve resposta alguma. Lamberto percorre a mata ao redor da casa procurando pela família e nada. Vai então até a casa dos vizinhos mais próximos, a família de João Boesing, mas também lá seus familiares não estão.
Logo o alarme se espalha por São Vendelino. O povo da colônia fica sabendo rapidamente que os bugres atacaram a morada de Lamberto Versteg e roubaram-lhe a mulher e os filhos. Ao toque do sino da capela, o povo se reúne e se inteira dos fatos.
Foi organizado um grupo de voluntários que se prontificou a sair no encalço dos índios assaltantes, na tentativa de resgatar a mulher e as crianças por eles raptadas. A expedição partiu de São Vendelino no dia 15 de janeiro de 1868. Chamou a atenção de todos, no início da jornada, o estado de ânimo de Lamberto Versteg. Cabisbaixo, abatido pela desgraça que caíra sobre sua família, ele não parecia mais o mesmo homem de porte altivo que era antes.
Eram os seguintes os integrantes da pequena tropa:
João Felipe Scheid, Antônio Grossmann, João Beckembach, Nicolau Neis, Jacó Weirich, Henrique Esswein, Antônio Ludwig, Nicolau Lermen, Tomás Postai, João Lotermann, Matias Hendges, Xavier Boeni, Frederico Gossenheimer, Jacó Mueller, Pedro Krein, Simão Backendorf, Matias Nauls, Nicolau Binsfeld, João Ramler, Matias Scherer, Jacó Schmitt, Adão Petry, Matias Rodrigues da Fonseca, Augusto Froem, Lamberto Versteg e João Boesing. Ao todo, 26 homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário