Estudou Teologia em Leipzig e doutorou-se em Filosofia e Letras em Berlim, Alemanha. Durante a Segunda Guerra estabeleceu-se como comerciante em Buenos Aires e depois retornou ao Rio Grande do Sul.
Destacou-se, então, como estudioso da imigração alemã para o Rio Grande do Sul. Escreveu monumental obra sobre o assunto, publicada em cinco volumes.
O período em que Carlos Henrique Hunsche viveu na Alemanha coincidiu com a ascenção de Hitler e é compreensível que ele, jovem, tenha se empolgado com os grandiosos projetos dos nazistas.
O doutor Nicanor Letti (médico porto-alegrense e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sula faz o seguinte relato sobre o caiense Carlos Henrique Hunsche.
"contou-me o Dr. Carlos Hunsche que o grupo nazista rio-grandense tinham a idéia de criar um paiz na sul-américa formado pela união do Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai e Chile, antecipando-se ao atual Mercosul. Os ideólogos eram todos brasileiros mas estavam estudando na Alemanha. Eram Fritz Sudhaus e Gottfried Dohms. O Dr Karl Heinrich Hunsche foi assistente -jornalista do Ministro do Interior Joseph Goebels, e transmitia em ondas curtas, um programa radiofonico chamado "salada mista" era escutado por toda a colania alemã e italiana, nas terças-feiras, à noite. Estas idéias foram discutidas na Alemanha em 1937, em Beuneckenstein no "Deutschebrasilia nischer Arbeitskreis". Nesse encontro escolheram Blumenau para ser a capital, com população de origem alemã e sua proximidade da costa atlântica."
Em São Sebastião do Caí, a população de origem germânica ouvia as rádios alemãs e a verdade é que estas pessoas, na sua grande maioria, torcia pela vitória da Alemanha na guerra.
Poderia informar as fontes dessas informações por favor (professo.andresantiago@homail.com)
ResponderExcluirPoderia informar as fontes dessas informações por favor (professo.andresantiago@homail.com)
ResponderExcluir