
Régis Fritzen, que depois seria secretário municipal e prefeito, ajudou na campanha de Jair Baumgratz para prefeito
Certo dia, quando abastecia o carro no posto de gasolina de Wolfran Wagner, Jair foi convidado por este a participar de uma reunião pró-emancipação. Como ele havia concluído a faculdade e passou a dispor de um pouco mais de tempo à noite, aceitou o convite. Na reunião, Volfran pediu a Jair que se manifestasse e ele, pego de surpresa e bastante encabulado, discursou pela primeira vez.
Mas Jair teve pouca participação no movimento emancipacionista. Muito ocupado com o seu trabalho e ainda não totalmente contaminado pelo vírus da política, ele pouco participou da luta pela emancipação.
Passado o período de união em torno da causa emancipacionista, a política voltou a movimentar-se em torno dos partidos. Brevemente ocorreriam as primeiras eleições municipais e era preciso que os partidos apresentassem seus candidatos. O pai de Jair, seu Adelmo Baumgratz, era um antigo líder local do PMDB e resolveu estruturar o partido no novo município. Promoveu, para isto, uma reunião na sua casa. A pedido do pai, Jair convidou alguns jovens para participar da reunião. O empresário João Érico Werner, líder histórico do PMDB em Bom Princípio, compareceu à reunião e, nela, fez uma manifestação inesperada, propondo que Jair assumisse a presidência do partido em São Vendelino. Embora colhido de surpresa - pois uma participação mais intensa na política não fazia parte dos seus planos - Jair aceitou a missão. Carlos Fritzen, que era então seu funcionário, entrou também na formação do primeiro diretório municipal do PMDB como secretário.
Começou, então, o trabalho político de construção do partido. Parecia uma empreitada com poucas perspectivas de sucesso, pois o PMDB era fraco em São Vendelino. A única liderança forte com que contava o partido era Celestino Schneider, um homem simples mas simpático e prestativo que conhecia todo mundo no interior do município. Jair era muito jovem então. Tinha apenas 25 anos. Por isto, enquanto Celestino procurava captar forças para o partido no interior, Jair buscava adesões entre os jovens. Uma destas conquistas foi o presidente da comissão emancipadora, Leomar Willrich, também bastante jovem (29 anos) e que nunca antes estivera filiado a um partido. Outra foi o amigo Régis Fritzen, que nunca havia se envolvido antes com a política.
Assim o PMDB foi se organizando numa tentativa de juntar forças para enfrentar o PDS que reunia todas as figuras mais destacadas da política vendelinense. Parecia uma luta desigual. Impossível de ser vencida. Tanto que ninguém estava disposto a ser candidato a prefeito pelo PMDB. Celestino Schneider pensava que Jair devia ser o candidato a prefeito. Mas este, que nunca havia disputado eleição alguma, não se sentia em condições.
Mas, com os problemas jurídicos levantados contra a criação do município, a eleição não ocorreu, em São Vendelino, no ano de 1988. O futuro município continuava pertencendo a Bom Princípio e seus cidadãos tinham, portanto, o direito de votar e de concorrer a cargos no governo principiense.
Celestino Schneider sugeriu que Jair deveria candidatar-se a vereador nas eleições de Bom Princípio. Então se veria se ele era bom de voto e se poderia ou não concorrer, depois, a prefeito de São Vendelino.
E Jair passou no teste. Ele foi o candidato mais votado nas mesas eleitorais de São Vendelino e o segundo mais votado entre todos os vereadores eleitos no município de Bom Princípio.
Logo depois de assumir o cargo de vereador em Bom Princípio, em 1° de janeiro, Jair renunciou, deixando que o suplente Ramiro Flach (conterrâneo seu, da localidade de Piedade) assumisse em seu lugar. Já estava decidido que ele concorreria a prefeito nas eleições municipais de São Vendelino que aconteceriam dentro de três meses e meio.
Para poder dedicar-se à campanha, Jair convidou o funcionário Carlos Fritzen a tornar-se seu sócio na empresa. Carlos assumiu o trabalho na firma, liberando Jair para o trabalho político. Junto com Celestino Schneider, ele visitou cada casa no interior do município, conversando com os eleitores. Foi uma campanha de custo reduzidíssimo, mas que deu excelente resultado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário