O projeto de transferência da Agrosul para o Caí foi anunciado com grande pompa no dia 1º de janeiro de 2001. Era o primeiro dia de governo do atual prefeito Léo Klein e ele já estava anunciando a vinda de uma nova empresa para o Caí.
A Agrosul, na época, funcionava em modestas instalações na localidade de Vila Cristina, no município de Caxias do Sul. Naquele ano ocorreu uma grande enchente que invadiu a fábrica e causou grandes prejuízos. E isto fez com que os seus diretores tomassem uma decisão que já vinha se impondo pelo crescimento da empresa: a de ampliar as suas instalações.
Por isto o convite feito pelo prefeito Léo Klein foi aceito prontamente. A prefeitura doou uma grande área de terras no bairro Angico para a implantação da fábrica e executou um demorado trabalho de terraplanagem.
Somente em 2004 foi implantada a primeira etapa do projeto, com a construção da central de armazenamento e distribuição da empresa. Trata-se de um prédio enorme e equipado com moderno equipamento de refrigeração, para a boa conservação dos estoques. Hoje trabalham ali 75 pessoas.
Outros 275 funcionários continuaram trabalhando no abatedouro de Vila Cristina. Mas estes não vão ficar lá por muito mais tempo.
Em janeiro de 2009 ocorreu a inauguração do novo prédio, 3.000 metros quadrados, construído na área do bairro Angico, no Caí. Um prédio seis vezes maior do que o de Vila Cristina. Quando estiver na sua plena utilização, esta unidade deverá empregar 700 funcionários. E há a previsão de construir, ao lado, mais dois pavilhões de igual tamanho.
O projeto prevê ainda a implantação de uma fábrica de rações o que deve acontecer brevemente. E, quando estiver totalmente implantado, poderá empregar em torno de 2.500 funcionários.
Isto, naturalmente, se a empresa encontrar compradores para uma produção tão grande. Cada galpão pode abater 80 mil frangos por dia, trabalhando em apenas um turno.
A empresa já é a segunda maior do município, perdendo apenas para a Oderich. Quando concluir a implantação do projeto todo, poderá ocupar o primeiro lugar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário