Hoje Tupandi, mesmo sendo um município muito pequeno, conta com mais de 400 aviários e pocilgas instalados. São galpões modernos, com alta produtividade.
A produção destes galpões é enorme e de tudo que ali se produz é tirado nota. Com isso o retorno de impostos para a prefeitura é algo assombroso.
Por isso o pequeno município de Tupandi já supera Feliz e Bom Princípio em retorno de ICMS, que é a principal fonte de recursos das prefeituras.
Não é de se estranhar, portanto, que a prefeitura local consegue asfaltar suas estradas e proporcionar tantos outros benefícios à sua população.
Vários outros municípios da região já seguiram o exemplo de Tupandi e melhoraram tremendamente a sua situação econômica e as condições de vida das suas populações.
É o caso de São Vendelino, Harmonia, São José do Sul, Pareci Novo, Maratá e vários outros.
Quase todos os municípios desenvolveram programas de incentivo à implantação de aviários e pocilgas e os estão tocando, com maior ou menor efetividade.
Isto mostra a competência das nossas administrações municipais, que têm recebido prêmios e são reputadas entre as melhores do Brasil.
Não é fácil para um administrador municipal investir em um programa que só começará a dar resultados visíveis para a população três ou quatro anos depois. É preciso, para isto, que a população também tenha a inteligência de compreender que o progresso só se faz com planejamento e investimento com retorno a médio e longo prazo. E que ela se conforme em ter um pouco menos hoje para ter muito mais no amanhã. Como aconteceu em Tupandi.
Felizmente, a população do Vale do Caí está cada vez mais esclarecida a este respeito e os prefeitos com esta mentalidade estão tendo respaldo cada vez maior. Se continuar assim, o futuro do Vale do Caí será brilhante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário