sexta-feira, 27 de novembro de 2009

727 - Na guerra do Paraguai

Muitos habitantes do Vale do Caí, sejam os de origem portuguesa, sejam os de origem alemã, participaram da Guerra do Paraguai.
Um deles foi Rudolph Schimmelpfening von der Oye. Ele chegou ao Brasil em 1851. Era um Brummer, ou seja, um militar alemão contratado para lutar pelo Brasil na guerra contra a Argentina, então governada pelo ditador argentino Juan Manoel de Rosas. Depois desta guerra, Rudolph ficou no Brasil, integrando-se à Colônia Alemã do Rio Grande do Sul. Em 1968, ele residia em Nova Petrópolis. Antes disto, em 1866 ele participou de duas das mais importantes batalhas da Guerra do Paraguai: a de Tuiuti e a de Boqueron. Teve participação heróica nestas batalhas, sendo condecorado com a comenda Orgem da Rosa. Na batalha de Tuiuti, ele participou como tenente e comandou a Bateria Alemã, que fazia parte do Regimento de Artilharia Montada de Mallet, que teve participação muito destacada na Guerra do Paraguai.
Na sua vida civil, fora dos tempos de guerra, von der Oye atuou como agrimensor. Ele faleceu em 1880, fora dos campos de batalha, mas mesmo assim de maneira trágica: morreu afogado no rio Caí. Seu corpo foi encontrado somente cinco dias depois, no Tabakstal (localidade hoje chamada Picada Cará, no interior do município de Feliz).

Nenhum comentário:

Postar um comentário