quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

778 - Picada ou linha

As mulas cargueiras eram o único meio de transporte para cargas que podia ser usado nas estreitas picadas de antigamente

Picada significa, originalmente, um caminho estreito aberto no meio do mato. Mais estreito do que uma estrada, permitindo apenas a passagem de pedestres e montarias (cavalos, mulas). Mas Alceu Masson já alertava, em 1940, para o fato de que na região colonial do Vale do Caí a palavra era usada com um sentido diferente.
Nesta época, as picadas já haviam sido substituídas por estradas, suficientemente largas para permitir a passagem de carretas, automóveis e caminhões.
Então, a palavra continuava sendo usada para designar localidades.
São José do Hortêncio surgiu de uma picada (um caminho estreito aberto no meio do mato). Em vista disto, por muito tempo foi conhecido como Picada do Rio Cadeia, Picada dos Portugueses ou Picada do Hortêncio.
Assim outras localidades também foram nomeadas de forma semelhante. Picada 48, por exemplo. Na sua maioria estas antigas denominações foram trocadas por novos nomes. Picada 48, por exemplo, virou Lindolfo Collor. Algumas localidades, entretanto, continuam sendo conhecidas desta forma. O exemplo mais conhecido é o de Picada Café, que hoje é nome de uma pequena cidade e município.
A palavra linha tem sentido semelhante. No Vale do Caí serviu para designar picadas traçadas de forma retilínea. Ou, em certos casos, refere-se a linhas retas (imaginárias) que servem para determinar a divisa entre territórios (entre municípios, estados, países). São José do Hortêncio, ainda em 1940, era conhecida como Linha Hortêncio. Hoje ainda, a cidade de São José do Hortêncio se distingue pelo fato de que quase todos os seus prédios estão situados numa mesma avenida, a Mathias Steffens. O que se deve à origem da localidade. Originalmente, foi aberta uma picada retilínea, no meio do mato. E os colonos que lá se estabeleceram fizeram suas casas com frente para esta picada. Com o tempo, o mato foi sendo derrubado e o terreno, nos fundos das casas, foi usado para plantações. A picada virou estrada e depois rua. Mas continuou sendo uma linha reta. Por isto, ao invés de Picada Hortêncio, passou a ser conhecida como Linha Hortêncio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário