sábado, 16 de janeiro de 2010

786 - A Câmara Municipal




Conforme pode ser constatado na postagem 314 deste blog, o primeiro prefeito caiese foi o Coronel Paulino Inácio Teixeira, que assumiu suas funções em 1891.
Mas o município de São Sebastião do Caí existia desde 1875. Quem, então, governou o município antes do Coronel Paulino?
Naquela época, ainda no tempo do império, os municípios eram governados pela Câmara de Vereadores.
A primeira câmara eleita no município era composta pelos vereadores Pedro Ely Filho, José Maria de Alencastro, João Jacó Schmidt, Agostinho de Souza Loureiro e João Weissheimer. A posse desta primeira câmara (e primeiro governo) caiense ocorreu em 25 de novembro de 1876. A posse desta primeira câmara municipal ocorreu em 25 de novembro de 1876. Mas, em 25 de janeiro de 1877, o presidente da província suspendeu o seu funcionamento. O motivo da decisão foi a anulação da eleição realizada em São Sebastião do Caí.
Conforme declara Alceu Masson na sua monografia, só três meses depois a câmara voltou a funcionar, com outros vereadores. A nova composição era a seguinte: Felipe Carlos Trein, João Jacó Schmidt, Antônio José da Rocha Junior, João Weissheimer, Agostinho de Souza Loureiro, Justino Antônio da Silva e Antônio Pires Cerveira.
A terceira câmara municipal assumiu no dia 7 de janeiro de 1881 e era composta por Paulino Inácio Teixeira, Cesar José Centeno, Tomé Pires Cerveira, Pedro Franzen Filho, Tristão Rodrigues da Silva e João Jacó Schmidt.
A quarta câmara municipal caiense, que assumiu em 7 de janerio de 1883, era constituída por Paulino Inácio Teixeira, Cesar José Centeno, Carlos Berto óes Círio, Augusto José Fernandes, Cesar Augusto Góes Pinto, João Diehl Jr e Antônio Pires Cerveira.
A quinta câmara municipal assumiu em 12 de julho de 1886, sendo constituída por João Diehl Jr, Carlos Berto Círio, Henrique Ritter Filho, Pedro de Alencastro Guimarães, Ernesto Warmann e Carlos Guilherme Schilling.
Com a proclamação da república, no dia 15 de novembro de 1889, o governador do Rio Grande do Sul, Visconde de Pelotas, dissolveu a câmara municipal de São Sebastião do Caí e nomeou uma comissão formada por Paulino Inácio Teixeira, João Diehl e Lourenço Dexheimer para governar o município. Tendo tomado posse no dia 5 de fevereiro de 1890. Paulino Teixeira foi o presidente da comissão. Depois foi realizada uma eleição, a primeira no regime republicano, na qual foi eleito o intendente (prefeito) do município. E o eleito foi Paulino Inácio Teixeira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário