quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

799 - Breve história de São Sebastião do Caí

Foto: Pio Rambo
Igreja Matriz de São Sebastião

Colonizada por portugueses a partir de 1793, a localidade foi conhecida inicialmente pelos nomes de Praia, Porto do Mateus e Porto do Guimarães. Mais tarde, por volta do ano de 1858, várias famílias de colonos de origem alemã passaram a se estabelecer em torno da povoação, que começava a se formar. Ela cresceu e ganhou o nome de São Sebastião do Caí.
A partir de 1872, o lugarejo tomou um grande impulso, pois era através dele que os imigrantes italianos seguiam a caminho da Serra. E eram muitos colonos. Dezenas de milhares de italianos desembarcaram no porto de São Sebastião do Caí e dali seguiram para os núcleos de colonização que surgiram num local então chamado Campo dos Bugres, hoje Caxias do Sul.
Com isto, São Sebastião do Caí tornou-se cidade muito rapidamente. Já em 1875, a pequena vila foi elevada à condição de sede de um enorme município do qual fazia parte a região colonial italiana surgida em torno do Campo dos Bugres.
Todas as riqueza produzida pelos colonos alemães do Vale do Caí e italianos da Serra eram exportada pelo porto de São Sebastião do Cai. Numa época em que ainda não existiam boas estradas, a navegação pelo rio Caí desenvolveu-se intensamente. E a cidade cresceu graças à atividade comercial.
Surgiu a indústria da banha, gerando grandes fortunas. E a acumulação de capital resultou na criação de grandes empresas, com destaque para as de Adolfo Oderich , A J Renner, Frederico Mentz e Cristiano Trein.
Em 1911 foi inaugurada a linha ferroviária entre Porto Alegre e Caxias do Sul, tirando movimento do porto caiense e começando uma fase de longa estagnação da economia da cidade. O progresso só voltou 70 anos depois, com as fábricas de calçados da Azaléia. Atualmente, o Caí recupera a sua pujança econômica graças ao vigor das suas indústrias, ao seu dinamismo comercial e à força do seu setor rural.

5 comentários:

  1. olá quem souber os sobrenomes meu bisasô aportou tbm em São Sebastiaõ do Cai ,era italiano Bortolo Bertissolo,foi por muito tempo capataz da prefeitura ai,veio com a promessa de terra fertil pra plantar e fujir da fome na Itália,ganhou uma terra do governo brasileiro...para desbravar..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha vó conheceu ele , conta as histórias até hoje.

      Excluir
    2. Este que era capataz da prefeitura se chamava Bortolin Bertissolo ( filho de Bortolo), é um dos responsáveis pela criação da praça principal aqui de S.S do Caí, ele tinha uma fábrica de brinquedos aqui na cidade também, veio da Itália junto com Bortolo e seus irmãos. Minha mãe conheceu ele.

      Excluir
  2. Alguem sabe sobre o sobrenome nunes e tambem flores!sempre fiquei na duvida se eram de origem italiana ou alema!

    ResponderExcluir
  3. Sou Lucas Bertissolo de Paula, atualmente se encontra o CTG Lauro Rodrigues nas terras que Bortolo Bertissolo recebeu, no passado havia um grande parreiral de uvas naquela grande quadra. Minha vó que é neta do Bortolo conheceu ele e conta as histórias até hoje.

    ResponderExcluir