Foto: Pio Rambo
Igreja Matriz de São Sebastião
Colonizada por portugueses a partir de 1793, a localidade foi conhecida inicialmente pelos nomes de Praia, Porto do Mateus e Porto do Guimarães. Mais tarde, por volta do ano de 1858, várias famílias de colonos de origem alemã passaram a se estabelecer em torno da povoação, que começava a se formar. Ela cresceu e ganhou o nome de São Sebastião do Caí.
A partir de 1872, o lugarejo tomou um grande impulso, pois era através dele que os imigrantes italianos seguiam a caminho da Serra. E eram muitos colonos. Dezenas de milhares de italianos desembarcaram no porto de São Sebastião do Caí e dali seguiram para os núcleos de colonização que surgiram num local então chamado Campo dos Bugres, hoje Caxias do Sul.
Com isto, São Sebastião do Caí tornou-se cidade muito rapidamente. Já em 1875, a pequena vila foi elevada à condição de sede de um enorme município do qual fazia parte a região colonial italiana surgida em torno do Campo dos Bugres.
Todas as riqueza produzida pelos colonos alemães do Vale do Caí e italianos da Serra eram exportada pelo porto de São Sebastião do Cai. Numa época em que ainda não existiam boas estradas, a navegação pelo rio Caí desenvolveu-se intensamente. E a cidade cresceu graças à atividade comercial.
Surgiu a indústria da banha, gerando grandes fortunas. E a acumulação de capital resultou na criação de grandes empresas, com destaque para as de Adolfo Oderich , A J Renner, Frederico Mentz e Cristiano Trein.
Em 1911 foi inaugurada a linha ferroviária entre Porto Alegre e Caxias do Sul, tirando movimento do porto caiense e começando uma fase de longa estagnação da economia da cidade. O progresso só voltou 70 anos depois, com as fábricas de calçados da Azaléia. Atualmente, o Caí recupera a sua pujança econômica graças ao vigor das suas indústrias, ao seu dinamismo comercial e à força do seu setor rural.
olá quem souber os sobrenomes meu bisasô aportou tbm em São Sebastiaõ do Cai ,era italiano Bortolo Bertissolo,foi por muito tempo capataz da prefeitura ai,veio com a promessa de terra fertil pra plantar e fujir da fome na Itália,ganhou uma terra do governo brasileiro...para desbravar..
ResponderExcluirMinha vó conheceu ele , conta as histórias até hoje.
ExcluirEste que era capataz da prefeitura se chamava Bortolin Bertissolo ( filho de Bortolo), é um dos responsáveis pela criação da praça principal aqui de S.S do Caí, ele tinha uma fábrica de brinquedos aqui na cidade também, veio da Itália junto com Bortolo e seus irmãos. Minha mãe conheceu ele.
ExcluirAlguem sabe sobre o sobrenome nunes e tambem flores!sempre fiquei na duvida se eram de origem italiana ou alema!
ResponderExcluirSou Lucas Bertissolo de Paula, atualmente se encontra o CTG Lauro Rodrigues nas terras que Bortolo Bertissolo recebeu, no passado havia um grande parreiral de uvas naquela grande quadra. Minha vó que é neta do Bortolo conheceu ele e conta as histórias até hoje.
ResponderExcluir