quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

801 - Os dois vales


Montenegro e São Sebastião do Caí eram cidades distantes, antes do asfaltamento da RS-124

As rodovias são fundamentais para a integração de uma região. Através delas se desenvolve o intercâmbio econômico, social e cultural entre as comunidades.
No Vale do Caí, antes de haverem rodovias, existiu o rio, que integrava as principais cidades da região: Montenegro, Caí, Bom Princípio e Feliz. Depois veio a ferrovia, que ajudou a desenvolver Capela de Santana e Salvador do Sul.
As estradas asfaltadas só chegaram à região por volta de 1960, determinando a decadência tanto da navegação como da ferrovia.
Então aconteceu o asfaltamento da RS-122, que passa pelo Caí e, depois, o da RS-240, que atravessa Montenegro. A estas estradas somaram-se outras. Algumas que ligaram Montenegro a Brochier, Maratá, São José do Sul, Salvador do Sul, São Pedro e Barão. E outras que unirão o Caí a Bom Princípio, Feliz, São Vendelino, Alto Feliz, Vale Real, Harmonia e Tupandi.
Quase todas as cidades da região ficaram conectadas. Mas, em virtude da extrema demora na conclusão da RS-124, faltava a ligação entre Montenegro e o Caí. Justamente as duas maiores cidades do Vale do Caí.
Agora, a obra concluída, passa a representar um novo impulso para o desenvolvimento da região. O intercâmbio comercial proporcionado pela facilidade de transporte é um dos principais fatores do desenvolvimento.
O Vale do Caí, unido pelo asfalto da RS-124 se tornará mais forte. Afinal, como sempre se diz, a união faz a força.

Nenhum comentário:

Postar um comentário