Puerto Rico, na província argentina de Missiones, foi destino de muitos colonos do Vale do Caí, no início do século XXJohann Paul Kuhn e seu primo em terceiro grau Johann Adam Kuhn emigraram com esposas e filhos em 1827, chegando a São Leopoldo no dia 16 de dezembro daquele ano. Figuram entre os pioneiros da colonização alemã no Rio Grande do Sul.
Natural de Oppertshausen, onde nasceu em 17 de fevereiro de 1769, Johann Paul Kuhn era casado com Anna Catharina Wust e foi pai de pelo menos cinco filhos. Estabeleceu-se na região de Hortêncio, de onde seus netos e bisnetos se espraiaram mais tarde para áreas coloniais próximas, como Bom Princípio, São Sebastião do Caí, Montenegro, Feliz e Harmonia, e para outras regiões do Rio Grande do Sul. Por laços de casamento, descendentes de Johann Paul ligaram-se às famílias Alles, Friedrich, Hahn, Heck, Hentz, Henzel, Herrmann, Juchem, Martini, Persch, Rohr, Reichert, Ruschel, Schuh, Theis e Zank, entre outras.
Pedro Kuhn, nascido em Bom Princípio em 16 de fevereiro de 1886 e bisneto do imigrante Johann Paul, deu origerm ao ramo argentino dos Kuhn. Com a esposa Emma Catharina Alles, nascida em 1888 Bom Princípio, e seis filhos migrou para a Argentina em abril de 1920, estabelecendo-se como agricultor em Puerto Rico. O casal teve 11 filhos no total e estima-se que seus descendentes somam hoje mais de 300. Pedro Kuhn faleceu em Puerto Rico em 27 de julho 1965 e Maria Alles, em 6 de maio de 1971.
Johann Adam Kuhn, o outro imigrante chegado a São Leopoldo em 1827, era originário de Hahn, no Hunsrück, onde nasceu em 5 de agosto de 1791. Estabeleceu-se com a esposa Anna Katharina Hess e dois filhos na antiga Baumschneis (hoje Dois Irmãos-RS), ocupando o lote colonial número 41 no lado direito da picada. A filha Maria Magdalena, nascida em 1814 em Niederweiler, casou com o também imigrante Heinrich Jakob Altmayer e com ele teve nada menos que 13 filhos. O casal Altmayer-Kuhn viveu em Hamburgo Velho. Johannes Jakob Kuhn, o segundo filho de Johann Adam, nascido em 1816 em Niederweiler, casou com Katharina Mattes e com ela teve nove filhos, todos nascidos em Dois Irmãos. A família migrou depois de 1859 para Estrela, de onde descendentes se espalharam por todo o Vale do Taquari e também migraram para regiões serranas e de fronteira do Rio Grande do Sul, com gerações mais recentes alcançando o interior de Santa Catarina e o Oeste do Paraná.
Estimado Renato, esa foto fue tomada a comienzos de la década de 1950. Para ese entonces el Río Paraná que se aprecia en el fondo, aun era la principal vía de comunicación de los habitantes de Puerto Rico con las demás localidades de la provincia de Misiones. El río Paraná es nuestra divisa con Paraguay que se observa en el último plano de la foto.
ResponderExcluirMuy buena síntesis genealógica de los Kuhn. Saludos desde Puerto Rico. Leonor Kuhn