segunda-feira, 10 de maio de 2010

826 - História Demolida

Neste prédio funcionou a delegacia da cidade, nas décadas de 1970 a 1990

Dois casarões antigos estão sendo demolidos na rua Marechal Deodoro: o da velha delegacia e outro que foi construído pelo antigo exator Fábio Pereira da Silva


O caiense Mário Glaeser é um apaixonado pela sua terra e pela sua história.
Por isso, fica muito triste ao ver que prédios antigos, carregados de significado histórico, estão sendo demolidos.
É o que ocorre hoje com dois velhos casarões da rua Marechal Deodoro.
Um deles está situado bem no início da rua e, conforme informações colhidas do historiador Wallace Kruse, foi construído por volta de 1920, por Fábio Pereira da Silva. Cidadão que veio de fora para servir como exator (responsável pela cobrança dos impostos) e viveu por muitos anos na cidade. Em 1935, inclusive, foi cogitado como candidato a prefeito. O casarão era imponente, na sua época.
Outro, na mesma rua, mas um pouco mais próximo ao centro, serviu como delegacia de polícia nos anos 70, 80 e parte dos anos 90. Antes, por muito mais tempo, a delegacia funcionava nos prédios da prefeitura.
Não chegam a ser prédios de grande valor histórico. Mas algumas perdas importantes já ocorreram na cidade.
Vale o alerta quanto ao futuro. Prédios como os da prefeitura, os casarões dos Oderich, o do Fera River tendem a ser preservados, mas seria importante tomar providências mais objetivas neste sentido.
Na rua Tiradentes existe um prédio notável, que foi usado por muitos anos (até pouco mais que uma década atrás) como presídio. Antes ele havia servido como agência do Banco Pelotense e, mais antigamente ainda, foi um estabelecimento comercial. Esse já está em ruínas, mas merece ser restaurado e isso deverá ser feito.
Alguns outros prédios (como, por exemplo, a casa do doutor Cassel, hoje Sindicato dos Comerciários) também merecem ser preservados. E o mesmo poderia se dizer do prédio do antigo Hotel Schneider (atualmente ocupado pela Farmácia Ideal) poderiam merecer o mesmo destino.

2 comentários:

  1. por favor amigo:: arume esta história que eu não nasci em São Sebastião do Caí, com certeza que eu nasci foi em 06 de outubro de 1940 onde hoje é a casa do sr. Egar Leite
    que fica em frente a Ex Sina Loteria Hoje (farmácia S.João )tenho provas e documentos que provam isso
    meus irmão Pio Renato Glaeser tambem nsaceu ja em São Sebastião do Caí, em 1939
    Obrigado pela Atenção e façam uma correção nisso
    Abraços
    Mário Glaeser Pesquisador
    Capão da Canoa,Rs

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir