Os principienses interessados em buscar informações sobre antepassados alemães agora contam com um canal via Klüsserath. A cidade-irmã de Bom Princípio em terras germânicas recebe os pedidos feitos via prefeitura da Terra do Moranguinho. A busca do lado de lá do Atlântico vai parar no Centro de Dados de Trier, que é sede da região onde está Klüsserath. É lá também que estão guardadas as certidões de batismo, casamento e óbito do século 19, das pessoas da região do Hunsrück, de onde vieram boa parte dos imigrantes que colonizaram o Vale do Caí.
Por aqui, os interessados devem dirigir-se à prefeitura de Bom Princípio às terças ou quintas-feiras, no horário das 14 às 17 horas. De acordo com a responsável pelo encaminhamento dos pedidos, Hedy Gattermann Gonzaga, o solicitante precisa indicar o sobrenome do imigrante. Mas outras informações, como local de nascimento ou datas aproximadas de nascimento ou casamento ajudam bastante na busca.
Conforme o prefeito Nestor Seibel (PMDB), o serviço foi disponibilizado via acordo de cidades-irmãs entre Bom Princípio e Klüsserath. A parceria foi firmada no ano passado, quando uma delegação alemã visitou a Festa Nacional do Moranguinho. Em junho deste ano, foi a vez de uma delegação brasileira visitar a cidade alemã, para estreitar os laços e fazer o acordo sair do papel.
Klüsserath é terra natal do imigrante alemão Guilherme Winter, fundador de Bom Princípio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário