sexta-feira, 30 de julho de 2010

865 - Fiador da Prefeitura

A ponte que Bernardo Padeiro ajudou a restaurar, hoje está escondida pela relva

Antes da década de 80, a prefeitura do Caí era extremamente carente de recursos. Sua receita era mínima e o território que lhe cabia administrar era imenso. Por um longo período, os prefeitos Bruno Cassel e Heitor Selbach se alternaram no governo municipal. Para o doutor Cassel, que era médico muito dedicado, cuidar da prefeitura era uma atividade de menor importância. Ele reconhecia não ser bom administrador do município e só aceitava essa incumbência devido à grande insistência dos seus companheiros de partido (a ARENA).
Para se ter uma idéia da precariedade na administração municipal, quando o prefeito Heitor Selbach assumiu o governo pela segunda vez, em 1977, aconteceu que a ponte do arroio Três Mares, que era de madeira, estava em péssimas condições, ameaçando ruir. Isso forçava os caminhões que se dirigiam à Cerâmica Schneider e os moradores da localidade de Caí Velho a fazer uma grande volta quando se dirigiam ao Caí.
Bernardo, que sempre se preocupava com a conservação das estradas pelas quais transitava e cobrava da administração a realização de reparos e melhorias, apelou novamente para a prefeitura. Geralmente suas solicitações eram atendidas, tanto nos governos de Heitor Selbach como nas do Doutor Cassel. Desta vez, porém, a situação se complicou, pois Heitor Selbach havia recebido a prefeitura com o cofre raspado e a prefeitura não dispunha de dinheiro para comprar o material necessário para a realização da obra. Bernardo foi até a Serraria Peters, de Erni Peters, para saber o custo do material necessário. Lá foi avisado de que não seria possível vender a prazo para a prefeitura, pois esta não tinha crédito na praça. Para que o material fosse vendido, foi necessário que Bernardo servisse de fiador.
Mas ele não teve problema. No prazo combinado a prefeitura fez os pagamentos na serraria. Cleonir Rossetti era o secretário da fazenda no governo de Heitor Selbach e cuidou para não deixar Bernardo em má situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário