sábado, 28 de agosto de 2010

960 - Os Vogel de Porto União

18 e 19 de setembro de 2010, foram os dias escolhido para a realização da 13ª Vogel Fest, na cidade de Porto União, bela cidade de Santa Catarina, situada às margens do rio Iguaçu, na divisa com o estado do Paraná

Maiores detalhes sobre a festa podem ser obtidos pelos números: (42) 99862953 - 98981705 e 99264883.

Em 1847 veio para o Brasil um Johannes Vogel, filho de Adão Vogel e Margarida Bart. Veio solteiro e aqui casou com Anna Maria Webber, em 12 de novembro de 1851, em Montenegro. Este Johannes Vogel é o ancestral dos Vogel das olarias, em Bom Princípio, e dos Vogel que imigraram para Capioví na província de Misiones, na Argentina, no ano de 1924.

No ano de 1857, outro Johannes Vogel, filho Balthazar Vogel e Anna Maria Eich veio para o Brasil. Já veio casado com Anna Maria Boll e com três filhas. Aqui no Brasil, nasceram outros filhos entre o quais Jacob Vogel e Pedro Vogel.

Jacob Vogel casou com Catharina Finkler em 9 de setembro de 1879, na Igreja de São Miguel de Dois Irmãos. Em 19 de maio de 1919, quatro filhos de Jacob Vogel (Miguel, Mathias, Adão e Jacob Vogel Filho), com suas esposas e filhos, mudaram-se para São Miguel da Serra, no município de Porto União em Santa Catarina, sendo os pioneiros desta localidade. Mais tarde Jacob Vogel, esposa e os outros filhos também mudaram para São Miguel da Serra, e é a este tronco que nós Vogel de Porto União pertencemos.

Foram os Vogel de Capioví que deram início à Vogelfest, no ano de 1974, por ocasião dos 50 anos da vinda deles do Rio Grande do Sul.

Durante a 10ª Vogelfest em 2003, a primeira no Brasil, em Bom Principio, Otávio Vogel (um dos Vogel de Porto União) manteve o primeiro contato com os descendentes do primeiro Johannes Vogel. Foi por meio destes encontros, que os descendentes destes dois troncos fizeram contato, e participam cada vez em maior numero dos encontros. Eles se tratam de primos, embora não saibamos o parentesco entre os dois Johannes que imigraram da Alemanha para o Brasil no século XIX. É bem provável que existam descendentes do segundo Johannes no Vale do Caí.

Um comentário:

  1. Minha vó era elisa vogel filha de João vogel.interior Rs.Mata vila clara.

    ResponderExcluir