sábado, 28 de agosto de 2010

961 - Retrato da família Rambo


O padre Balduíno Rambo, com sua família, em Tupandi


Balduíno Rambo, nascido em Tupandi, foi um dos maiores intelectuais gaúchos. Destacou-se como cientista, ambientalista e historiador. Foi grande professor e editor.



A foto acima retrata o momento em que ele, tendo sido ordenado sacerdote, resou a sua primeira missa na localidade de Tupandi. Fato ocorrido em 7 de novembro de1936.
Na foto, o padre Balduino aparece com seus familiares:
Da direita para a esquerda (de pé): Apolônia e Raimundo Graef, Maria Orth, Fridolino, Tecla, Leopoldina (irmã Antônia) e José Bertoldo. Sentados, Padre Roberto, o pai Nicolau, Balduino, a mãe Gertruda, Arthur Braz e Ana.

Segundo pesquisa feita pelo Padre Rambo, o casal Mathias e Susanna, que emigrou da cidade de Loeffelscheid da região do Hunsrück na Alemanha, em 1828, foi o precursor dos milhares de descendentes dos Rambo no Brasil.

A linha dos antepassados de Balduino Rambo é a seguinte:
Mathias Rambo X Susanna Hochscheid



Pedro Rambo X Juliana Simsen



Pedro Rambo F º X Bárbara Brand



Nicolau Rambo X Gertrudes Vier
Os filhos de Nicolau e Gertrudes foram:
Balduíno Rambo
Raimundo Rambo
Fridolino Rambo
Roberto Rambo
Ida Maria Rambo
Ida Rosalina Rambo
Tecla Leopoldina Rambo
João Bertoldo Rambo
Ana Marcolina Rambo
José Rambo
N.N. (menina nati-morta)
Arthur Blásio Rambo







39 comentários:

  1. Homenagem justa feita neste blog a este meu Tio Balduíno Rambo, que era incansável em tudo o que realizava e que trouxe à luz da botânica diversas espécies novas da flora gaúcha. Além disto era um acirrado defensor do nosso alemão Hunsrickisch, o qual escrevia no Sankt Paulus Blat.
    Pio Rambo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li o livro e a história da família é de emocionar, com a ironia do destino morava em uma rua chamada balduíno Rambo, em canoas/RS onde deixou seu legado

      Excluir
    2. Que interesante! sou descendente da familia Rambo! kkkk

      Excluir
  2. consta que eu tenho um bisavô Pedro fridolino Rambo, casado com Maria Eleonora, Seria este Fridolino Rambo? Agradeço se aguem puder me ajudar... e-mail cristianoschsuter10@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. ainda é possível juntar agum dicumento dessa turma ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago,sim, a grande maioria foi o padre balduíno Rambo que guardou, deve estar localizados na universidade lá Salle em canoas/RS, ou nos consulados eles devem ter mais informações.

      Excluir
  4. Eu tenho um livro que conta a história dos Rambos até aproximados anos de 1969.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho um livro que conta a história dos Rambos até aproximados anos de 1969.

    ResponderExcluir
  6. Como faço para conseguir este livro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliani,esse livro só comprando, quem tem foi porque comprou, o original dele se encontra na biblioteca da universidade lá Salle em canoas/RS, e tem somente um exemplar, se tu quiser pode solicitar uma encomenda pra ti, não faço idéia do valor, mas quando era aluna de lá peguei para ler e para minha mãe também, mas ainda não comprei

      Excluir
  7. Agora a família já está bem deciminada 🤗

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei bem minha origem pois meu pai e leigo. Mas sei que o nome do pai dele era José Rambo. Mas deve existir vários Rambo aí no Rio Grande né.

      Excluir
    2. Existe sim, muitos, mas somos todos da mesma origem e família, eu li isso no livro da família, que com o avançado a família iria aumentar, mas seria a mesma porém com parentescos talvez distante

      Excluir
  8. Eu sou neto de Jose Rambo e Filho de Sergio Antonio Rambo, me chamo Jacksuel Rambo e sigo levando o Sobrenome a frente cim meus filhos Vitor Rafael Stole Rambo e Vitoria Lara Stole Rambo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm tenho sobrenome Rambo e faço questão que minhas filhas levem o sobrenome do meu avô e pai

      Excluir
    2. Eu tenho muito orgulho do meu sobrenome, e certamente vai adiante, daqui algum vou solicitar cidadania alemã, pois meus avós maternos, nasceram na Alemanha, então sou puro sangue Rambo kkkkkk

      Excluir
  9. Eu sou filha de fridolino Rambo, estou pesquizando porque meu pai sempre falou que era de origem alemã.

    ResponderExcluir
  10. Sou Rambo e não sei se são meus antepassados. Gostaria de saber!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos da Alemanha, mas os nossos antepassados nasceram na Polônia, isso consta tudo no livro, tem bastante fotos antigas, é bem legal

      Excluir
  11. olá povo RAMBO. Somos todos da mesma origem. O CASAL RAMBO que veio para o BRASIL em 1828, tinha 3 filhos nascidos na ALEMANHA e mais 09 que nasceram no BRASIL, segundo consta. Importante participar do 10º ENCONTRO DA FAMILIA RAMBO EM CAMPOS NOVOS SANTA CATARINA EM 19 DE MAIO.55999389032

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bacana, achei que o povo dessa familia era limitado, mas estamos espalhados por todo o Brasil, sou originalmente do Espirito Santo, mas hj moro em Minas Gerais, tenho muitos parentes la no ES com o sobrenome Rambo, e sempre achei que eramos so nos, e espero um dia poder ir a um encontro dessa familia.
      Patrick Nunes Rambo

      Excluir
  12. os encontros são realizados a cada dois anos, em locais diferentes, definidos nestes eventos.ilmojsrambo@gmail.com. ALECRIM - RS 55 999 389032

    ResponderExcluir
  13. Minha mãe y Rambo mas eu não tenho o sobrenome so do meu pai gostaria muito de ter rambo tenho tios e primos com este sobrenome

    ResponderExcluir
  14. Temos uma grande família em Brasília DF também. Feliz em saber que somos muitos.

    ResponderExcluir
  15. Tbm gostaríamos de saber sobre nossa origem. Sei que meu avô era de crissiumal RS. Se alguém souber ajudar como me informo onde entramos nessa arvore genealógica. Obrigada. Sou de Foz do Iguaçu PR 45 998310173

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe um livro da família Rambo, eu sou do RS, consegui o livro na universidade lá Salle em canoas, aonde o padre balduíno Rambo ajudar a fundar e também dava aulas, mas existe somente um na biblioteca resta bem velho, mas lá tem desde o Mathias e Susana e vai até a minha mãe e alguns primos, se você quiser pode fazer a encomenda e comprar, porque lá eles só emprestam para os alunos, mas eu já não sou mais aluna, por consciência do destino a pouco tempo eu morava numa rua chamada balduíno Rambo, pois aqui em canoas/RS ele fez muita história.

      Excluir
  16. Estou muito feliz em saber que tenho parentes com mesmo sobrenome que eu .
    Me chamo Ana Paula Rambo

    ResponderExcluir
  17. Ola somos de cascavel no parana .tenho tiu e primos aqui e em romelandia sc

    ResponderExcluir
  18. O sobrenome Rambo não chegou até mim, mas minha mãe conta que a origem é Rambo, que colonizaram na região do Alto Taquari em Estrela. Na minha pesquisa encontrei como imigrante Jakob Rambo casado com Catarina Weber, entre os anos de 1885 e 1900. Segundo minha mãe, depois de algumas gerações passaram a usar a variação de Ramos devido perseguição. Tinha uma escola estadual na região, que está desativada, cujo nome é Luiza Henriqueta Rambos (escrito na parede), mas que nos papéis atuais já está como Ramos. Alguém tem a genealogia de onde o Jakob Rambo se encaixa na família do Pde. Balduíno?

    ResponderExcluir
  19. Jacob Rambo que morou em Santa Clara do Sul era meu bisavô até hoje existe a casa ainda

    ResponderExcluir
  20. Minha bisavó se chamava Amália Rambo, ela casou-se com Aloys Jacob Müller. Minha avó chegou conhecer a Amália, e meu avô (filho do casal Aloys e Amália) se lembra muito bem de seus avós -, ambos os avós se chamavam Nicolau, somente um sendo Müller e o outro sendo Rambo.
    Vi também num site de genealogia que a Família Rambo tem precedentes tanto na Pomerânia, quanto na Lombardia e Bretanha.
    Saudações a todos que lerem isso que escrevo!

    ResponderExcluir
  21. Meu sobre nome e Rambo também gostaria de saber mais sobre minha árvore genealogica

    ResponderExcluir
  22. olá. alguem aqui sabe dizer se o Sr. Fridolino Rambo citado se chamava Wiro Fridolino Rambo? Pergunto pois minha esposa era neta do sr. Wiro e é sempre importante saber da nossa história.

    ResponderExcluir
  23. Meu avô de chamava Fridolino Rambo, seria o msm?

    ResponderExcluir