terça-feira, 21 de setembro de 2010

981 - Doutor Alberto Barbosa

Fotos do site Fotos Antigas RS


Foto do ano de 1931, com autoridades presentes na inauguração da ponte Maurício Cardoso, e anotações no verso da mesma

(para apreciar melhor, clique sobre as fotos)

Conforme pode ser visto na postagem 766 deste blog, a ponte Maurício Cardoso situava-se sobre o Arroio do Ouro, na localidade do mesmo nome, hoje pertencente ao município de Vale Real. Ela foi destruída em 1932, por uma grande enchente. Como a ponte foi construída em 1931 (conforme se vê pelas anotações acima), a ponte durou apenas um ano. Ela era importante, pois naquela época estava situada na principal rota de comunicação rodoviária entre Caxias do Sul e a capital do estado.
Nas anotações feitas no verso da foto, lê-se (salvo algum engano) as seguintes informações:

"Ato inaugural da Ponte Maurício Cardoso, no 5º Distrito de São Sebastião do Cahy, em 24 de novembro de 1931, com 65 metros de comprimento por 12 de largura, feita em cimento armado.
1. Dr. Alberto Barbosa, Prefeito Municipal.
2. Ibanez Nogueira - Delegado de Polícia
3. Tenente Lourival R. Sobral, Delegado de Polícia
4. Tenente Velleda de Albuquerque, Delegado do Alistamento Militar
5. Dr. Gabriel Mesquita da Cunha, Juiz Distrital
6. Reynaldo Vaske, sub-prefeito do 1º Distrito
7. Camillo dos Santos, Thesoureiro da Prefeitura
8. Leopoldo Bayer, sub-prefeito do 5º Distrito"


Nota-se, por esta lista, a importância que tinham os delegados na época. Eles eram, na verdade, políticos alinhados ao partido governante. Sua postura era bem diferente da atualmente observada, quando a maioria dos delegados são profissionais, desvinculados de influências políticas.
Ainda na década de 1960 podia se observar resquício daquele padrão anteriormente assumido pelos delegados. Como se pode ver nas postagens 898 e 897.

O doutor Alberto Barbosa foi um dos mais importantes governantes caienses. Ele comandou o município em três períodos:
Foi o 10º intendente caiense, no período de 11 de agosto de 1920 a 11 de agosto de 1924.
Voltou ao comando do município em 11 de agosto de 1928 e manteve-se no governo depois da Revolução de 1930, nomeado pelo Interventor Federal no Rio Grande do Sul, General J. A. Flores da Cunha. Continuou, assim, no governo do município até 1932.

2 comentários:

  1. Eu fiz a segunda série do Ensino Fundamental, em 1983 (bah...), na Escola Municipal Dr.Alberto Barbosa, no Areião. A escola tinha apenas uma sala de aula, onde uma professora praticava o milagre de lecionar para quatro séries juntas. Tempos depois a escola mudou de nome (Deni Paulo Moutinho, em homenagem a um morador do Areião, precocemente falecido) e hoje está desativada. Essa escola fica em território hoje pertencente ao município de Portão.

    ResponderExcluir
  2. CARO AMIGO RENATO, O DELEGADO DE POLÍCIA ERA MEU PAI, LOURIVAL RODRIGUES SOBRAL, O OUTRO IBANEZ NOGUEIRA ERA DELEGADO DE ESTATÍSTICA. ABRAÇO

    ResponderExcluir