segunda-feira, 18 de outubro de 2010

1000 - Irmãs de Santa Catarina

As Irmãs, que chegaram ao Caí em 1910, hoje administram o Hospital Sagrada Família

A Congregação das Irmãs de Santa Catarina foi criada em 1571, por Madre Regina Protmann e, hoje, administra hospitais, escolas e outros centros católicos espalhados por todo o mundo.
A jovem Regina Protmann, com apenas 19 anos, deixou a casa paterna em Braunsberg (hoje Braniewo, na Polônia) para fundar um convento e dedicar-se à oração, ao socorro aos doentes e às meninas sem escola. Surgiu daí uma obra que perdura até hoje, tendo se expandido por grande parte do globo terrestre.
No Brasil, as Irmãs de Santa Catarina chegaram em 1897, atendendo ao pedido de frades franciscanos de Petrópolis, Rio de Janeiro.  Quatro delas, provenientes de Braunsberg, fundaram uma escola para educar os filhos dos colonos alemães residentes na cidade imperial. No final daquele mesmo ano, outras oito irmãs chegaram ao país para, no ano seguinte, estabelecerem-se em Juiz de Foras, Minas Gerais. Ali, atendiam aos doentes na Santa Casa de Misericórdia que funcionava na cidade e iniciaram uma ação educativa como professoras em casas cedidas. Em 1909 foi inaugurado o atual prédio do Colégio Santa Catarina.
Aos poucos, a Congregação se expandiu pelo Brasil. Com a valiosa colaboração financeira da Casa Mãe, da Alemanha, e doações de benfeitores alemães e brasileiros, como dos Franciscanos de Petrópolis e dos Monges Beneditinos de São Paulo, as Irmãs adquiriram propriedades, construíram hospitais e escolas para exercerem seus serviços sociais.
A Congregação, hoje, tem duas Províncias no Brasil: com sede em Petrópolis, RJ, e outra com sede em Novo Hamburgo, RS. (dados extraidos da Wikipedia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário